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PLATAFORMA PC É A QUE MAIS CRESCE NA INDÚSTRIA DOS GAMES

06/09/2012

A indústria de games não para de crescer e não é raro que lançamentos de jogos faturem muito mais do que os principais blockbusters de Holywood. Um exemplo é o jogo Call of Duty: Mordern Warfare 3 que arrecadou em apenas um dia US$ 400 milhões, um valor mais alto do que o faturamento com venda de álbuns e shows do U2, Lady Gaga e Taylor Swift juntos. Outro caso é o game Call of Duty Black Ops, que faturou em sua primeira semana de venda US$ 650 milhões contra os US$ 128 milhões da primeira semana em cartaz do filme Homem de Ferro 2.

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Esse é um mercado que deve movimentar mais de US$ 82 bilhões ao ano até 2015, considerando que a receita dos jogos para PC deve ultrapassar a dos consoles e atingir US$ 22 bilhões nos próximos três anos, segundo dados da consultoria DFC Intelligence. Isso ocorrerá pela plataforma PC ainda ter a receita que mais cresce no que diz respeito à venda de jogos, seja por meio das microtransações online, na venda por download ou via serviço de distribuição digital.

Além disso, alguns especialistas conferem essa plataforma com o status de quem mais cresce no segmento de games por conta da sua performance (com processadores gráficos cada vez mais velozes e que conferem um nível de realismo igual ou superior aos dos consoles), sua mobilidade (principalmente quando transportado para o ambiente de um tablet ou smartphone), sua acessibilidade (muita gente tem um PC em casa que pode ser atualizado e rodar os jogos mais avançados) e por sua capacidade de geração de receita por meio de serviço de distribuição online no qual o usuário paga uma taxa e tem acesso ao download do jogo.
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De acordo com levantamento da Newzoo, empresa internacional de pesquisa focada na indústria de jogos, o Brasil conta com 35 milhões de usuários de jogos digitais, o que equivale a 76% da população ativa na Internet entre 10 e 65 anos. Esse número coloca o país como o quarto maior mercado do mundo no segmento, atrás apenas dos Estados Unidos, Rússia e Alemanha.

Como a ideia é sempre oferecer ao jogador a melhor experiência, por que não transformar o ?velho? PC em uma central de jogos? Sabe-se que o Brasil possui um parque de aproximadamente 9 milhões de computadores que são incapazes de rodar games, aplicativos e vídeos que exigem maior poder de processamento gráfico. ?Nosso papel é justamente inverter esse quadro. Hoje, sete em cada 10 máquinas novas vendidas possuem uma placa de vídeo, peça fundamental para jogar, ver vídeos online e editar imagens?, explica Richard Cameron, country manager da NVIDIA no Brasil.

Relação custo-benefício


Para atualizar o videogame, é necessário trocar todo o equipamento, enquanto que o PC precisa apenas de um upgrade. Outra vantagem é que alguns títulos esperados pelo público, como Diablo III, por exemplo, só estão disponíveis para PC. Além disso, os lançamentos para computador costumam ser mais baratos que aqueles para os consoles.

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Também não é mais preciso uma mídia física para jogar, já que o serviço de distribuição digital de jogos oferece uma quantidade enorme de títulos, além dos games online (principalmente os MMOs) que são jogados em PC. Recentemente, a NVIDIA lançou a plataforma GeForce GRID, que permite aos provedores de games como serviço forneçam via streaming jogos de última geração em praticamente qualquer dispositivo, seja PCs, tablets, smartphones e TVs conectadas à web.

A qualidade gráfica dos games, um dos itens que mais chama a atenção dos jogadores, é o grande destaque quando o assunto é game para PC. ?Sabemos que para cada jogo lançado, há inúmeros avanços visuais disponíveis. Ao manter a GPU (unidade de processamento gráfico) atualizada, por meio dos drivers, o jogador não tem necessidade de trocar de equipamento toda vez que uma novidade chega ao mercado, só quando realmente precisar de mais potência?, explica o executivo da NVIDIA.

Segundo pesquisa da GfK, o Playstation 2 foi o videogame mais vendido em 2011 no Brasil, respondendo por 55% do total de consoles comercializados. ?O que o brasileiro precisa perceber é que o mesmo valor que ele utiliza para comprar um videogame deste nível pode ser aplicado em um upgrade em seu computador. Com isso, além de ter uma central de jogos mais potente, também teria uma máquina pronta para outras aplicações, como vídeos, filmes e fotos?, completa Cameron.


 
 
Fonte: Adrenaline

 
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