Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL HASWELL TERÁ REGULADOR DE TENSÃO INTEGRADO AO DIE DA CPU

04/09/2012

A próxima geração de processadores da Intel, codinome Haswell, trará, dentre outros destaques, uma novidade que está dando o que falar (principalmente aos overclockers de plantão).

Chamado de FIVR (Fully Integrated Voltage Regulator), o recurso tem como objetivo integrar o fornecimento de energia para o encapsulamento do processador e die. As atuais CPUs do mercado trabalham através de reguladores de tensão PLL.

A Intel afirma que colocando o FIVR no die/encapsulamento do processador, simplificará o projeto energético da plataforma, reduzindo o atual modelo de 5 reguladores de tensão para apenas um. Além disso, haverá uma redução no custo de fabricação em alguns centavos de dólares (fator bastante considerável se for levado em conta a fabricação de milhões de CPUs).

Vale ressaltar, por fim, que o FIVR está gerando uma discussão entre os overclockers. A questão é que não se sabe até que ponto o recurso interferirá nos ajustes de tensão de energia, vitais para o OC. Em tese, ajustes em tensões em componentes fisicamente integradas à CPU é bem mais complexo e difícil que os reguladores soldados à placa mãe.
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar