Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NORMA VAI AUTORIZAR DERRUBADA DE SITES ´INFECTADOS´ POR MALWARE

03/09/2012

Para orientar profissionais de 50 órgãos federais e 12 estaduais de alguma forma ligados à TI ? como companhias estaduais de processamento de dados ? o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações reuniu nesta sexta-feira, 31/8, cerca de 100 servidores para orientar e trocar informações sobre o tratamento de incidentes de redes.

Por conta da identificação de páginas governamentais que acabam infiltradas por malwares, o governo federal já discute uma normativa que autorize os centros de tratamento de incidentes a retirar do ar, por exemplo, os sites .gov.br.

A prática é parcialmente adotada, especialmente em órgãos estaduais de processamento de dados, mas não existe normativa expressa sobre o tema. Uma norma federal sobre o tema está sendo elaborada pelo Ministério do Planejamento, que é a pasta com competência sobre os endereços .gov.br.

Os órgãos puderam conhecer mais de perto iniciativas como o projeto Oráculo, do Centro de Monitoramento do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal ? na prática, uma ampliação do sistema criado inicialmente para identificar crimes financeiros na rede.

Também foram demonstradas experiências de centros de tratamentos de incidentes de redes, como o que foi criado na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar