Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AMD LIBERA NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE A GERAÇÃO DE CPUS ´STEAMROLLER´

30/08/2012

Durante a apresentação do CTO da AMD, Mark Papermaster, a empresa divulgou mais informações sobre a futura geração de processadores da AMD, a Steamroller. Enquanto a geração Piledriver buscou incorporar as tecnologias de vídeo integrado, com a família Trinity de APUs, a Steamroller será a primeira atualização da arquitetura Bulldozer, muito criticada na época de seu lançamento (e que ganhou até um espaço no nosso Top 10: Os maiores fails da tecnologia).

Com a atualização da arquitetura, a empresa espera conseguir a performance e a eficiência que desejava com o lançamento da arquitetura Bulldozer. A geração Piledriver trouxe melhorias na eficiência energética, mas performance não recebeu melhorias, algo que a empresa tem como objetivo na futura geração de CPUs.

Uma das principais mudanças dos processadores Steamroller é a duplicação dos decodes em cada módulo. As mudanças nesta arquitetura buscam reduzir a desvantagem dos processadores em relação a concorrência, entregando até 30% mais operações por ciclo, com a inclusão de um decode para cada integer pipe, aumento do tamanho da cache de instruções e um dispatch mais eficiente.

A AMD busca resolver uma das principais deficiências de seus processadores, no comparativo com a Intel, com esta mudança. Enquanto uma CPU Intel i7 conseguia entregar 16 instruções com quatro núcleos, os AMD FX se limitavam a 8 instruções neste mesmo número de núcleos, uma das sérias desvantagens dos processadores em relação ao concorrente. 

Apesar do ganho de performance, a AMD afirma que esta nova arquitetura entregará um consumo por operação de 15 a 30% menor que a geração anterior de processadores. As CPUs Steamroller chega ao mercado em 2013, com transistores de 28 nanômetros.
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar