Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DISPOSITIVO PODE CAPTAR SINAIS ALIENÍGENAS E DETECTAR CÂNCER EM FASE INICIAL

17/08/2012

Pesquisadores do Laboratório Nacional de Física e do Colégio Imperial de Londres descobriram uma maneira mais simples de criar "mases" - Microwave Amplification by Stimulated Emission of Radiation ("amplificação de microondas por estimulação da emissão de radiação", em português).

De acordo com a BBC, este dispositivo pode, por exemplo, detectar um pequeno tumor antes dele se espalhar ou fazer funcionar um radiotelescópio - instrumento para deteção e medição da radiação eletromagnética de radiofrequência - que nos colocaria em contato com extraterrestres.

"Poderíamos construir um radiotelescópio que tenha baixo ruído, cem vezes mais sensível do que o melhor de que dispomos hoje, e detectarmos inteligência extraterrestre que ainda não foi detectada", explica o chefe da equipe, Dr. Mark Oxborrow. "Este dispositivo pode revolucionar o mundo da mesma forma como os lasers fizeram", completou.

A diferença deste maser é a simplicidade. Os antigos dispositivos, inventado nos anos 1950, precisam de campos magnéticos extremos, pressões e temperaturas baixas, vácuo e líquidos especiais. Já este funciona na temperatura ambiente e não exige nada de diferente.

"Quando os lasers foram inventados ninguém sabia exatamente como eles seriam utilizados, mas a tecnologia floresceu até o ponto em que os lasers se tornaram onipresentes em nossas vidas diárias. Nós ainda temos um longo caminho a percorrer, mas a nossa descoberta significa que esta tecnologia pode, literalmente, sair do conceito e começar a se tornar mais útil", finalizou Oxborrow.

Como estes masers podem passar sem problemas pelo corpo humano, nuvens e materiais sólidos, as aplicações são inúmeras. Imagina captar um sinal alienígena ou detectar um câncer em estágio inicial?

 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar