Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MULTA NOS EUA PODE GERAR MÁ REPUTAÇÃO PARA O GOOGLE, DIZEM ANALISTAS

13/08/2012

Embora analistas digam que a multa de 22,5 milhões de dólares que a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) aplicou ao Google é apenas um "tapinha nas costas", eles argumentam que a publicidade em torno do ocorrido ainda pode levar a companhia a mudar seus modos.

Mas enquanto a multa não causará tantos danos, por outro lado, ela pode ser uma péssima publicidade para a companhia.

"Acredito que a má imprensa é o suficiente para fazer com que empresas como o Google mudem suas maneiras, porque normalmente a mídia precede qualquer investigação realizada por órgãos governamentais, o que é triste, para dizer o mínimo", disse Jim McGregor, principal analista da TIRIAS Research. "Quando questões como essas são identificadas, as mudanças são geralmente realizadas muito antes de qualquer sanção proferida."

Para Dan Olds, analista da The Gabriel Group, há dúvidas de que o episódio mudará alguma coisa para os clientes ou entre os concorrentes da gigante. No entanto, a má imprensa pode ser um catalisador.

"É mais doloroso que a multa aplicada pela Comissão", disse. "É essa publicidade negativa que pode fazer com que o Google não infrinja mais uma decisão da FTC. "E, se houver qualquer desrespeito no futuro, ele será muito mais sutil e difícil de detectar."

O caso
Terminada a investigação sobre a suposta utilização de cookies e não-cumprimento das configurações de privacidade para rastrear usuários que utilizam o navegador Safari, a gigante pagará o que o que a FTC chamou de uma "multa histórica". O acordo também determina que o Google desabilite todos os cookies que foram colocados em computadores de usuários afetados.

"Porta-vozes da Comissão pareceram enfatizar que o valor é o maior de todas as penas aplicadas antes, o que deixará clara a mensagem de ´não brinque com a FTC´ ", disse Olds.

"No entanto, o Google tem mais de 12 bilhões em lucros em 2001, ou mais de 33 milhões de dólares por dia. Isso significa que a multa é equivalente a 16 horas de trabalho do Google", disse Olds. Ainda de acordo com Olds, a multa está mais para uma penalidade no trânsito, do que uma apreensão.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar