Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PLATAFORMA FORD SYNC, DESENVOLVIDA COM A MICROSOFT, CHEGA A MAIS UM CARRO BRASILEIRO

06/08/2012

O Ford Sync é uma interface digital que permite aos motoristas e passageiros controlarem telefones celulares e aparelhos de MP3 por meio de conexões sem fio e comandos de voz, um sistema de comunicação e entretenimento. Hoje conferimos mais um carro lançado com essa inovação no Brasil, o Ford Ecosport.

 

O Sync é uma maneira de os proprietários de veículos permanecerem conectados com seus telefones celulares e aparelhos de música digital. Em vez de precisar de diferentes conexões para esses dispositivos, o sistema funciona como uma solução "tudo-em-um", que pode ser atualizada à medida que novos telefones e aparelhos são lançados no mercado. Esse sistema foi desenvolvido em parceria com a Microsoft, usando a plataforma Automotiva Embarcada Windows.

Uma das suas principais funcionalidades é transformar mensagens de texto em voz, recurso que beneficia-se da adoção, pela Ford, do padrão Message Access Profile (MAP) para conexão Bluetooth, para que consiga se conectar com modelos de telefone diferentes.O Sync também permite ao motorista enviar respostas por SMS selecionadas dentro de uma lista de opções. Além disso, ele possui integração com rádio AM/FM, tocador de CD/MP3 com entrada USB e iPod.


Novo EcosPort
O carro foi desenvolvido inteiramente no Brasil e deve ser vendido em cerca de 100 países. A fabricação para o mercado brasileiro fica na unidade de Camaçari, na Bahia, mas a Ford também quer produzir o carro na China, Índia e Tailândia. Desde que foi lançado, em 2003, mais de 700 mil unidades já foram vendidas aqui.

A versão de entrada desse novo modelo sai por 53.490 reais, sem itens opcionais. De série, ela já vem com ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, airbag frontal duplo, freios ABS, faróis com LED e o SYNC, com reconhecimento de comandos de voz e Bluetooth. 

Caso o comprador queira airbags laterais e bancos de couro, o valor sobe para 63.690 reais. Ambas as versões contam com o motor Sigma 1.6 Flex, também usado no New Fiesta, capaz de gerar 110/115 cv de potência e 15,6/15,7 kgfm de torque.

Para interagir com o SYNC, é possível usar os botões de controles no voltante, comandos de voz ou um teclado numérico, que você vê no lado direito do painel na foto abaixo. A tela de LCD de 3,5 polegadas mostra, por exemplo, se você falou o número do telefone ou o nome do seu contato corretamente.



Histórico SYNC
O sistema estreou no mercado norte-americano no Focus 2008, sendo que em 2010 já estava disponível em todas as linhas de veículos da Ford nos Estados Unidos. No Brasil, o SYNC já é vendido no novo Ford Fiesta Hatch, lançado em setembro do ano passado, e alguns modelos do Fusion e do Edge. Até junho, as versões do sistema para estes dois últimos modelos ainda  não contavam com a opção de comandos de voz em português e GPS com mapas do Brasil, mas ele já foi atualizado.

Em abril deste ano, mais de 4 milhões de veículos no mundo já rodavam com a tecnologia SYNC. A Ford prevê que outros 9 milhões devem ter o equipamento até 2015. Abaixo você pode conferir um vídeo que demonstra como a tecnologia funciona. Ele foi feito com imagens do SYNC do novo Fiesta Hatch.

Aplicativos
Há uma variedade de programas e aplicativos que podem ser baixados, em casa ou nos distribuidores da Ford, e instalados no SYNC. Hoje existem 10 aplicativos do SYNC para smartphones, disponíveis nas plataformas: iOS, Android e BlackBerry OS.

Os principais programas são os seguintes:
911 Assist
Liga automaticamente para os serviços de emergência quando o airbag do carro é disparado.

Relatório de Saúde do Veículo
Fornece diagnósticos sobre o estado do carro, enviados pelo celular para serem acessados online.

SYNC Services
Notícias, informações do trânsito, previsão do tempo, orientação de rotas, cotações, placares esportivos, informações de viagem, programação de filmes, tudo integrado a um GPS.

Send to SYNC
Envia um endereço de destino pelo MapQuest ou Google Maps direto para o seu carro.

AppLink
Dispositivo que permite ao motorista comandar aplicativos de smartphones por meio de voz.


Durante a semana publiaremos mais alguns detalhes do sistema, como um vídeo demonstrando a tecnologia, além de algunas fotos do carro e do evento.

O jornalista viajou a convite da FORD.

 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar