Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVO TROJAN EM COMPUTADORES APPLE É DESCOBERTO

26/07/2012

Uma nova ameaça aos computadores da Apple foi descoberta hoje pela Intego, empresa que faz programas de segurança para Macs. Ela está sendo chamada de "OSX/Crisis", um cavalo de tróia, ou trojan, que consegue trazer arquivos para dentro do computador sem precisar de senhas fornecidas pelo usuário, e instalar-se de forma imperceptível. O programa pode atingir as versões 10.6 e 10.7 do sistema operacional OS X - Snow Leopard e Lion. O novíssimo sistema Mountain Lion 10.8, que foi disponibilizado hoje na loja virtual da Apple, não é afetado. 

Este trojan foi encontrado apenas no site VirusTotal, usado por empresas de segurança digital para compartilhar exemplos de malware. Até agora, não há notícia de nenhum Mac infectado com este programa.

Como a maior parte dos Trojans, o OSX Crisis instala uma espécie de "porta dos fundos" no sistema, por onde puxa mais arquivos mal intencionados. Assim que consegue se instalar no computador, ele se conecta ao endereço 176.58.100.37 e espera por orientações. Os novos arquivos são criados de uma maneira que dificulta a sua reversão enquanto são analisados por outros programas. De acordo com a Intego, essa técnica é comum em vírus para Windows, mas não era usada em malwares para o sistema Mac até agora.

Em abril deste ano, a Apple viu sua famosa imunidade a ameaças cibernéticas cair por terra com o Flashback, malware que chegou a contaminar mais de 600 mil Macs no mundo inteiro. Estima-se que este programa tenha rendido mais de US$ 10 mil aos hackers que o conceberam.
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar