Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UNIÃO EUROPEIA INVESTIGA FORMAÇÃO DE CARTEL EM DRIVES ÓPTICOS

25/07/2012

Autoridades de defesa da concorrência da União Europeia notificaram nesta terça-feira (24) 13 fabricantes de drives ópticos de que podem ter infringido regras do bloco ao acertarem preços durante um período de cinco anos, como parte de um cartel mundial que pode gerar multas às empresas envolvidas.

A Comissão Europeia informou que enviou notificações de objeção ou com acusações contra as empresas, que não tiveram suas marcas reveladas, segundo política tradicional do órgão executivo da UE.

Os drives de discos ópticos podem ler dados gravados em CDs e DVDs. A Comissão pode penalizar as companhias com multa de até 10% de seu faturamento global se forem consideradas culpadas de infringir regras do bloco de países.

Autoridades norte-americanas, que também investigam suspeita de fixação de preços na venda de drives ópticos, acusaram a joint-venture da Hitachi com a LG Electronics no ano passado.

Em 2009, Hitachi, Toshiba e Sony afirmaram que foram intimidas pelo Departamento de Justiça dos EUA no caso relacionado à investigação.

Dell e Hewlett-Packard estão entre os principais compradores de drives ópticos.
 
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar