Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MORRE SALLY RIDE, PRIMEIRA MULHER DOS EUA A IR AO ESPAÇO

24/07/2012

Sally Ride, a primeira mulher americana a chegar ao espaço, morreu nesta segunda-feira aos 61 anos, depois de uma batalha de 17 meses contra um câncer no pâncreas, anunciou a fundação que leva o seu nome.

Ride chegou pela primeira vez ao espaço em 1983, na sétima missão de um ônibus espacial americano.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a considerou "uma heroína nacional e um grande modelo" que "inspirou gerações de jovens meninas a chegar às estrelas".

"A vida de Sally nos mostrou que não há limites que não possamos alcançar e não tenho dúvidas de que seu legado se estenderá nos próximos anos", acrescentou o presidente em um comunicado em que expressava seus pêsames aos familiares e amigos de Ride.

Ride, nascida dia 26 de maio de 1951 na Califórnia, se formou em Física e Inglês na Universidade de Stanford.

Ela fez sua solicitação para ser astronauta à agência espacial americana, a Nasa, em 1977, depois de ver um anúncio no jornal estudantil de sua universidade. Era a primeira vez que a Nasa permitia a inscrição de civis ou de mulheres.

Ride foi uma das 35 pessoas, entre elas seis mulheres, que foram escolhidas entre os 8.000 candidatos ao posto.

Viajou ao espaço em duas missões espaciais, completando quase 350 horas em situação de gravidade zero. Uma terceira missão foi abortada em 1986, depois da explosão do Challenger, que matou os sete membros da tripulação.

Sally Ride se aposentou em 1987.
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar