UMA DAS MAIORES REDES DE SPAM DO MUNDO É TIRADA DO AR
7/23/2012
Pesquisadores de empresas de segurança divulgaram o desligamento da botnet Grum, a terceira maior rede de computadores zumbis do mundo. Os cibercriminosos usavam esta rede para enviar cerca de 18 bilhões de mensagens de spam por dia, quase um quinto de todo o spam gerado por dia em todo o mundo.
Durante essa semana, os pesquisadores bloquearam a botnet e tomaram o controle de servidores na Holanda e no Panamá. Contudo, segundo Atif Mushtaq, pesquisador da empresa FireEye, os cibercriminosos transferiram os comandos para envio de spam para outras máquinas localizadas na Rússia e Ucrânia.
O pesquisador compartilhou a informação sobre a nova localização dos computadores zumbis com outros pesquisadores, inclusive localizados na Rússia e Ucrânia. Depois de três dias de trabalho conjunto, eles conseguiram, com a ajuda dos provedores de internet locais, desligar a botnet Grum.
Segundo o jornal The New York Times, no início deste ano, funcionários da Microsoft também conseguiram desligar uma botnet que incluia computadores localizados nos estados de Illinois e Pensilvânia (EUA). Essas máquinas eram usadas por cibercriminosos para rodar o Zeus, uma botnet que rouba informações bancárias de internautas, bem como números de cartão de crédito, após infectar os computadores com malware.
Fonte: Adrenaline
Indique esta notícia 
Início Notícias | Voltar
|
|