Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

YOUTUBE LANÇA RECURSO PARA BORRAR ROSTOS DE MANIFESTANTES EM VÍDEOS

19/07/2012

Nas mãos dos cidadãos, a Internet se tornou uma ferramenta que é cada vez mais utilizada para liderar, mediar e reforçar protestos e movimentos sociais ao redor do mundo, com destaque para as redes sociais e vídeos de protestos que são compartilhados por toda a rede. Todavia, dentro de certos regimes, a identificação dos manifestantes nessas imagens pode ser um risco a sua própria segurança. 

Por isso, YouTube decidiu liberar hoje uma ferramenta que permite desfocar os rostos de pessoas que apareçam em um vídeo, para que suas respectivas identidades sejam preservadas, a partir de um recurso no próprio canal do usuário que borra as faces ?com apenas um clique?. A novidade foi exibida no blog da empresa

?De acordo com  um relatório da organização internacional de direitos humanos WITNESS, ?nenhum site de compartilhamento de vídeo ou fabricante de hardware oferece atualmente uma opção para que os usuários desfoquem rostos ou protejam identidades. O YouTube está animado por estar entre os primeiros?, escreveu a empresa. 

Para utilizar o recurso, basta acessar o material no Gerenciador de Vídeos e, dentro do menu Editar, selecionar a opção melhorias. Na base do vídeo, na seção Additional Features, há o Blur All Faces - como foi apresentado hoje (18), ele pode não estar disponível imediatamente para todos os usuários. Será exibida uma pré-visualização do vídeo, que terá todos os rostos embaçados; ao terminar as alterações, uma nova cópia do material será criada, e o serviço irá oferecer uma opção para que o vídeo original seja apagado. Como é uma tecnologia nova, o YouTube afirmou que, dependendo das condições da filmagem (como ângulo, qualidade e luminosidade), certos frames podem não ser borrados com precisão, sendo assim, o site aconselha que o usuário mantenha o vídeo privado caso os resultados não sejam satisfatórios. 

 

youtubeblur01.png

Usuário pode editar o vídeo e garantir o anonimato de pessoas com apenas um clique

 

?Anonimato visual no vídeo permite que as pessoas compartilhem imagens com mais liberdade e se manifestem quando, anteriormente não podiam. Filmagens [assim] criam riscos para as pessoas que postam os vídeos ou àquelas que são filmadas, logo é importante ter outros modos de proteger a si mesmo e às pessoas nos vídeos. O YouTube se orgulha por ser um destino no qual as pessoas compartilham suas histórias, incluindo ativistas?, escreveu o site.  

No entanto, o site de compartilhamento de vídeos também disse que a ferramenta não tem finalidade exclusiva para filmagens de alto risco, mas que serve também para pessoas que não querem expor seus familiares ao postarem um vídeo na internet, como pais que querem compartilhar imagens de seus filhos menores na rede sem que suas identidades sejam expostas, por exemplo. 
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar