O código-fonte completo de Jellybean, mais recente versão do Android, foi liberado no projeto Android Open-Source (AOSP) na noite de ontem (9).
De acordo com o líder técnico Jean-Baptiste Queru, "não há suporte da AOSP para novos dispositivos que não Nexus 7. Qualquer coisa além disso é por conta dos fabricantes."
Conforme o anúncio do Google Groups, drivers proprietários para o smartphone Nexus Galaxy e o tablet Nexus 7 já estão disponíveis para download. Estes binários são projetados para serem integrados com o código open-source existente para fornecer funcionalidade completa para os dispositivos.
Queru também disse que binários semelhantes virão em breve para o Nexus S e o Motorola Xoom, "para coincidir com a chegada ao consumidor."
O que isto significa é que o Google não vai liberar binários totalmente funcionais para dispositivos que não tenham uma atualização de suas operadoras. Usuários desses dispositivos terão de obter acesso root e instalar uma ROM de terceiros - com seus próprios drivers - para usar o Jellybean imediatamente.
Felizmente, essas ROMs costumizadas já estão a caminho. Versões Jellybean não-oficiais obtidas de dispositivos distribuídos no Google I/O já estão disponíveis para alguns dispositivos, mas com vários graus de funcionalidade. Versões criadas diretamente a partir do código-fonte são provavelmente muito mais eficientes.
O código-fonte aberto liberado também resolve a decisão judicial que manteve patente da Apple sobre pesquisa universal, assim atualizações e de desenvolvimento não devem ser adiadas por possíveis problemas legais.
Fonte: IdgNow