Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

REDES DE PUBLICIDADE ´AGRESSIVAS´ ESPIONAM 80 MILHÕES DE SMARTPHONES

10/07/2012

Algumas publicidades dentro de aplicativos gratuitos para smartphones representam uma ameaça para a privacidade do consumidor, de acordo com uma empresa que faz software de segurança para telefones móveis.

Mais de 50% dos aplicativos gratuitos inserem publicidade usando redes de anúncios, de acordo com a Lookout Mobile Security. Algumas dessas redes acessam dados pessoais nos telefones sem explicar claramente o que estão fazendo, diz a pesquisa.

A Lookout também observou que 5% das aplicações no smarktphones, que representam 80 milhões de downloads, possuem plataformas de anúncios "agressivas" que fazem coisas como alterar as configurações de bookmarks e exibem anúncios fora do contexto do aplicativo a que estão ligadas.

Uma análise das aplicações gratuitas no GooglePlay mostrou que os apps de personalização são líderes no uso dessas redes "agressivas", como papéis de parede (17%), seguido por entretenimento (8%) e jogos (7%).

A Lookout tem um aplicativo gratuito que identifica quais redes de anúncios estão sendo executadas no telefone e o que fazem.

O fornecedor de segurança também lançou um conjunto de diretrizes gerais para os anunciantes móveis. Elas descrevem as "melhores práticas" para as empresas seguirem, além de regras sobre transparência e clareza, controle individual, comportamento de fornecimento de anúncios, coleta de dados e outros tópicos.

Além de coletar dados pessoais de smartphones, as redes de anúncios também têm sido acusadas de exibir "scareware", tais como avisos de atualização de bateria, e inserir ícones de marketing na tela de início ou publicidade na barra de notificação.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar