ANTÍDOTOS CONTRA O DNSCHANGER EVITAM QUE VÍTIMAS FIQUEM OFFLINE
7/9/2012
Na próxima segunda-feira, dia 9 de julho, milhões de pessoas no mundo todo podem perder suas conexões com a Internet. Isso porque o FBI vai desativar vários servidores DNS usados por cibecriminosos no malware DNSChanger. Isso significa que quem estiver infectado com o código malicioso vai ficar sem Internet na semana que vem.
Para evitar isso, empresas como a McAfee e a ESET disponibilizaram ferramentas gratuitas para verificar a presença do cavalo-de-troia e removê-lo, mantendo os usuários conectados após a ação do FBI.
A ferramenta DNS Check, da McAfee, está disponível no site oficial da empresa e ajuda tanto consumidores quanto funcionários em redes corporativas a identificarem se foram afetados pela ameaça. Se seus computadores estiverem contaminados pelo DNSChanger, a solução agirá sobre esta ameaça.
A ESET, por sua vez, coloca à disposição o ESET Online Scanner, que também é capaz de detectar outros tipos de ameaça diretamente através do navegador. ?É importante que todos os usuários estejam cientes de que ficarão sem internet se o computador estiver infectado por alguma variante do DNSChanger?, pontua Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. ?Nosso conselho é que usuários finais e empresas realizem um teste gratuito, utilizando o ESET Online Scanner, com o intuito de evitar problemas?, acrescenta.
DNS é a sigla de Domain Name System, e é responsável pela existência de endereços na web, como www.adrenaline.com.br . O DNS transforma esses ?nomes? em números IP nos quais os computadores podem se conectar. O vírus DNSChanger modifica o serviço de DNS usado pelo sistema infectado e redireciona sites de busca para que os criminosos faturem com a venda de tráfego e anúncios.
?Identificar e alterar essas configurações manualmente pode ser uma tarefa difícil?, afirma Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs. ?Ao fornecer uma ferramenta gratuita que os orienta em todo o processo de remoção do DNSChanger, auxiliamos os usuários a ajustarem suas configurações e a permanecerem conectados.?
O FBI investiga as pessoas por trás da criação do malware e já prendeu seis estonianos responsáveis pela fraude.
Fonte: Adrenaline
Indique esta notícia 
Início Notícias | Voltar
|
|