Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

JAPONESES USAM SABÃO PARA CRIAR A TELA MAIS FINA DO MUNDO

03/07/2012

Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, prometem entrar para mais um recorde mundial de tecnologia. Segundo o New Scientist, os cientistas vão anunciar em agosto deste ano a tela de computador mais fina já desenvolvida no planeta. O que mais surpreende é que o display, de acordo com os criadores, foi feito apenas com sabão e alguns ingredientes de fácil acesso, como açúcar, glicerina, água, leite e surfactante (substância que diminui a superfície de contato entre dois líquidos).

Os desenvolvedores do visor observaram que a superfície de uma bolha de sabão é, na verdade, um material com duas características importantes: permite a passagem de luz através de si mesma e revela a cor da própria estrutura. Com base nessas propriedades, os japoneses criaram uma tela a partir de dois líquidos coloidais, possibilitando que o display alcançe medidas de apenas 1 nanômetro, ou um milionésimo de 1 milímetro. Ao mesmo tempo, os líquidos formam uma película resistente e ao mesmo tempo maleável.

Para deixar a tela de sabão resistente, os pesquisadores a estabilizaram por ondas de ultrassom. Isso significa que, no futuro, quando for instalado em um computador, o visor vai por fim a preocupação do usuário em riscar o monitor, já que o material será livre desse tipo de situação.

Além disso, os cientistas mostraram em um vídeo que o display de sabão também será capaz de reproduzir imagens em 3D e até hologramas. Pelo fato da tela ser manipulável, é possível controlar sua transparência através da frequência das ondas de ultrassom e, ao empilhar várias camadas de bolhas em conjuntos, o efeito tridimensional pode ser alcançado.

Os japoneses vão apresentar a nova tecnologia em agosto durante a conferência internacional de tecnologia gráfica, a Siggraph 2012, em Los Angeles, nos Estados Unidos.




 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar