Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE ANUNCIA EDIÇÃO OFFLINE DE DOCUMENTOS NO DOCS E GOOGLE DRIVE PARA IOS

29/06/2012

A Google divulgou mais duas novidades no segundo dia da conferência I/O: edição offline de documentos no Google Docs e uma versão do Google Drive para iOS. Também anunciou uma versão do Chrome para o sistema operacional da Apple, e demonstrou como o software roda em um iPad e no iPhone.

Em fevereiro, a empresa havia anunciado que documentos podiam ser visualizados offline. Agora, também é possível a edição.

A edição de texto offline já está disponível no Google Docs e a gigante está trabalhando na edição offline de planilhas e apresentações de slides, afirmou a empresa em seu segundo dia de evento. As atualizações significam que usuários do Google Docs poderão editar documentos em um avião, por exemplo, e depois sincronizar as mudanças com a nuvem quando eles reconectarem.

A capacidade offline irá acirrar a competição entre a Google e a Microsoft. A companhia de Mountain View enfatizou que o Docs é um produto viável tanto para empresas quanto para consumidores: 5 milhões de empresas estão utilizando suas aplicações em nuvem.

Segundo a gigante, o app do Google Drive para iPhone, iPad e iPod Touch serão liberados na App Store ao final desta quinta-feira (28/6).

Já no Chrome, o Google Drive opera como um sistema de arquivos local, afirmou o diretor de gestão de produtos para Google Drive, Clay Bavor. Ele mostrou como um usuário pode procurar por uma pasta de recibos digitalizados e encontrar um recibo em particular, utilizando uma palavra-chave. Os recibos estavam armazenados como arquivos de imagem, mas o app do Drive utiliza reconhecimento óptico para classificar textos.

Ele também pode classificar imagens. Bavor mostrou como um usuário pode armazenar fotos de uma viagem ao Egito no Google Drive, por exemplo, e depois procurar por "pirâmide" e localizar fotos que contém pirâmides, mesmo que as fotos não estejam marcadas com essa palavra.

A Google também mostrou como o Google Docs e o Google Drive podem trabalhar em conjunto para proporcionar uma "colaboração em tempo real". A companhia mostrou como três usuários podem editar um documento de texto simultaneamente, em três dispositivos diferentes, e depois todas as modificações salvas aparecerem em cada uma das três diferentes telas.

Referindo-se à tendência cada vez maior de usuários utilizando múltiplos dispositivos, Sundar Pichai, vice-presidente sênior do Google Chrome e apps, disse "não é somente em casa, é a mesma pessoa que deixa sua residência e aparece no trabalho, e exige a mesma experiência."

A empresa anunciou ainda um serviço de computação chamado de Google Compute Engine, o qual irá competir com a Amazon Web Services.

 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar