Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

O FUTURO DA INTERNET E A FILOSOFIA: IMINDS

29/06/2012

A Internet é um fenômeno e, apesar de seus 10 anos de popularização, muitas empresas e pessoas ainda estão tateando neste cenário que se renova, segundo a segundo, bit por bit. A região que compreende a América Latina e o Caribe teve um percentual de aproximadamente 40% de penetração na internet em 2011, segundo dados do Internet World Stats. São mais de 235 milhões de internautas conectados seja para alguns momentos de lazer ou para fazer dinheiro. O Brasil, quinto país com mais usuários da internet no mundo, tem aproximadamente 37,4% da população conectada; mas muitas outras transformações virão quando 4G e novos planos de internet populares forem uma realidade no país.

Estamos atrás do Japão, Índia, Estados Unidos e China ? e a ascensão da nova classe C tem impulsionado o crescimento da renda da família brasileira. Dados da pesquisa realizada pelo grupo BNP Paribas atestam que o rendimento da classe C cresceu 8,4%, para R$ 1.450 mensais de renda média familiar.

Neste novo cenário, híbrido, desconhecido e cheio de incertezas, os internautas estão procurando a sua identidade ao utilizar as redes sociais. Enquanto um usuário compartilha fotos do churrasco no final de semana; outros levam a questão para o lado mais social e procuram fazer justiça se associando a campanhas anticorrupção ou denúncias sociais.

No mundo hiperconectado e móvel, há uma vastidão de oportunidades e dimensões a serem exploradas; mas não existe o certo e o errado. Pode se fazer uma metáfora com a filosofia, onde as pessoas são livres para acessar seus portais e descobrirem novas dimensões, criarem conteúdos compartilhados e acessarem uma força universal que interliga todas as forças e os mais antigos arquétipos.

E, nesta miscelânea da sociedade virtual, que não tem forma nem estrutura, é possível identificar alguns jovens com a vontade de ?dar certo?; alguns empreendedores ou startups inspirados por Facebook e Instagram.

Com a metáfora da internet e da filosofia, pode se ir além e traçar um paralelo entre a consciência coletiva e a conexão de diversas realidades expostas por meio do facilitador que é a internet. Mesmo sem a aproximação de pessoas fisicamente distantes, existe a união de pensamentos das diversas ?tribos?, que contribuem para o intercambio universal de ideias e comportamento.

O conteúdo filosófico vai ainda mais além e, no futuro, aposto em prever a evolução do iTouch para o ?iMind?; ou seja, o PC será comandado pela mente, acessando arquétipos e portais filosóficos que se misturarão com a realidade, em um mundo ?Matrix?. O mundo pós-moderno tem nos exigido cada vez mais tempo, e as soluções simples e práticas passam a ter uma percepção futurística.

Antes, cada indivíduo ocupava apenas um único papel e participação no universo. Hoje, com o advento das redes sociais, jovens se reúnem, em todo o mundo para compartilhar, aprender e crescer juntos. A tecnologia viabiliza o intercâmbio e as inovações entre todos; acessando um arquétipo comum para um mundo melhor.
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar