Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CIBERCRIMINOSOS USAM AUMENTO DA INADIMPLÊNCIA NO PAÍS

28/06/2012

A inadimplência das empresas cresceu 9,4% em maio sobre abril, revelaram dados divulgados pela Serasa Experian nesta quarta-feira, 27/06, De acordo com a entidade, é a maior alta do Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas na comparação maio ante abril desde 2006, segundo a entidade. Já em maio em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 13,2%. Na variação entre os acumulados de janeiro a maio de 2012 e 2011, o avanço foi de 17,5%.

E com a elevação dos débitos, os cibercriminosos entram em ação. Isso porque os consumidores buscam pagar suas dívidas por meio de acordos com seus credores e os escritórios de cobrança são contratados pelas empresas para realizar este trabalho. Por sua vez, o usuário de computador que tem uma parcela em atraso, por exemplo, pode receber o boleto de pagamento atualizado em sua caixa de e-mail.

Só que, ao abrir sua caixa de correio eletrônico, esse consumidor, alerta a Nodes Tecnologia, representante da Avira, o consumidor pode receber uma mensagem com um arquivo em anexo ou link para abrir o tal boleto esperado para fazer o pagamento, que na verdade, não foi enviado pela empresa ou escritório de cobrança.

Ao abrir o arquivo ou ir para o link sugerido ele pode cair em uma armadilha porque, na verdade, a mensagem que ele recebeu não era aquela que ele esperava e sim enviada pelos cyber criminosos, que aproveitam a situação para tentar roubar os dados bancários e de cartões de crédito dos usuários do computador que estão em situação de débito no mercado.

?Constatamos nos últimos dois meses o aumento considerável do envio de e-mails relacionados a boletos falsos. Quase um terço das mensagens falsas chegaram aos computadores com este assunto. Isto porque a inadimplência teve um salto nos últimos meses e os cyber criminosos estão aproveitando esta situação para atacar os usuários de computador?, adverte Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia.

?A melhor maneira de evitar a ação dos criminosos da Internet é não confiar em todas as mensagens que chegam por e-mail e manter seus programas atualizados, inclusive o sistema operacional e outros programas de uso diário, porque os códigos maliciosos também buscam uma brecha ai para entrar no computador?, acrescenta o executivo.

 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar