Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ATLAS DE 1597 ROUBADO HÁ 10 ANOS NA SUÉCIA É ACHADO NOS EUA

28/06/2012

Um atlas de 415 anos, roubado da Biblioteca Real da Suécia há mais de dez anos, foi encontrado nos Estados Unidos e devolvido, anunciou nesta quarta-feira, em Nova York, a responsável pela biblioteca, Gunilla Herdenberg.

Impresso em 1597, este atlas do cartógrafo belga Cornelius van Wytfliet, chamado "Atlas Wytfliet", tinha sido roubado junto com outros 55 livros raros, ainda procurados.

Uma galeria de Nova York o comprou em um leilão na Sotheby´s em Londres e logo o vendeu, em junho de 2011, de acordo com o escritório de advocacia Herrick-Feinstein, contratado pela biblioteca para recuperar o atlas.

O livro estava em poder da Biblioteca Real da Suécia por mais de 300 anos quando foi roubado.

"Não poderíamos estar mais felizes com a ideia de que este tesouro nacional finalmente voltará para casa", disse Gunilla Herdenberg nesta quarta-feira, agradecendo a todos os que tornaram possível o retorno à Suécia deste atlas dedicado integralmente à América do Sul e do Norte, e que contém o primeiro mapa da Califórnia.

As 56 obras foram roubadas entre 1995 e 2004 pelo chefe do departamento de manuscritos da Biblioteca Real, Arius Burius. O funcionário se suicidou em 2004, depois de confessar seu crime, de acordo com o escritório em Nova York.

Depois que o Atlas foi encontrado, a galeria de Nova York que o tinha vendido o mandou a Sotheby´s em Londres. A casa de leilões o devolveu, posteriormente, à Biblioteca Real da Suécia, segundo a mesma fonte.

A maioria dos livros que faltam foi vendida nos anos 1990 por uma casa de leilões alemã.
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar