Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MAIS DE 35 MIL USUÁRIOS SÃO ENGANADOS POR FALSA PÁGINA DE SORTEIO NO FACEBOOK

22/06/2012

Uma página no Facebook está promovendo falsos sorteios entre os usuários, e a oferta de prêmios já conseguiu atrair mais de 35 mil pessoas na rede social. De acordo o site Linha Defensiva e pessoas que caíram no golpe, a página está instalando ?falsas extensões? e malwares no navegador e no computador dos usuário.

Em um endereço chamado ?Sorteios 0nline? (com um zero no lugar da vogal ?o?), criada na última terça-feira (19), há imagens de produtos como MacBooks, iPods, televisores, celulares, entre outros equipamentos, e links para que o usuário curta a página e instale um suposto aplicativo para que ele possa fazer parte do concurso. A página não detalha as condições e regras da promoção ou sequer diz as quais são os prêmios aos quais as pessoas estão concorrendo, limitando-se a dizer que o sorteio será realizado no próximo sábado (23). 

Na seção de comentários da página, diversos usuários acusam o site de instalar extensões não autorizadas em seus navegadores. ?Não cliquem pessoal é virus , deixa o seu navegador todo preto e não dá pra enchergar (sic) nada , se alguem conseguir me ajuda me digam? diz um dos usuários. ?Como se faz pra acabar com esse vírus, ridículo?, indignou-se outra usuária. Algumas pessoas que fizeram o procedimento pedido pela página afirmam ainda que o endereço pede que a pessoa instale um aplicativo diretamente em seu computador, o que aumenta ainda mais o risco de ser infectado por um vírus perigoso. 

De acordo com informações de um post do Linha Defensiva, os usuários que instalam o aplicativo instalam uma extensão no navegador que faz com que o usuário envie spams para seus amigos na rede, fazendo com que também caiam no esquema. Isso acontece porque o add-on possui um JavaScript que executa comandos no perfil do usuário, hospedados em endereços que já foram utilizados para outros golpes na rede social. O site afirma ainda que  apenas usuários do Firefox e do Chrome são afetados


falsosorteio01.png

Golpe já atraiu quase 36 mil pessoas na rede social

 

Esse tipo de fraude no Facebook tem se tornado comum e vem enganando milhares de usuários do site. Os casos mais comuns são de sorteios de produtos (como falsos sorteios de iPhone ou do game Diablo III) ou que promete funcionalidades adicionais na rede social, como descobrir quem visitou seu perfil ou inserir o botão Dislike no site. 

Caso você tenha habilitado a extensão, vá em sua página inicial e clique em Página Inicial (no alto, à direita) - Configurações de Privacidade - Aplicativos, jogos e sites. Depois, escolha Editar configurações em Aplicativos que você usa. Localize o "Enable" e clique em Remover no canto direito.

Contudo, se você acha que seu computador foi infectado por um vírus, baixe a versão mais atual de seu anti-vírus e faça uma varredura completa no sistema. É recomendável também utilizar uma ferramenta anti-malware na máquina - há opções gratuitas como Spybot ou Malwarebytes. Além disso, o próprio site do Linha Defensiva oferece um guia avançado de como remover vírus do computador. 

Até o fechamento da reportagem, a página ?Sorteios 0nline? continuava no ar e já contava com mais de 35.600 ?Curti?. Se você deseja colaborar para que esse tipo de página perigosa seja removida, entre no endereço suspeito e, no ícone de engrenagem à esquerda, clique em Denunciar página, escolhendo logo em seguida a opção ?spam ou fraude?. 
 
 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar