Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

JULIAN ASSANGE FOGE E PEDE ASILO NA EMBAIXADA DO EQUADOR

20/06/2012

 
 

O ativista político e fundador do Wikileaks, Julian Assange fugiu de sua prisão domiciliar em Londres e se refugiou na embaixada do Equador no Reino Unido. Ele agora pede asilo ao governo de Rafael Correa, que não tem acordo de extradição com a Suécia. As informações foram confirmadas pelo chanceler equatoriano, Ricardo Patiño.

De acordo com o diplomata, o acordo de asilo está sendo avaliado pelas autoridades do País. Assange enviou uma carta ao presidente do Equador falando sobre sua perseguição política. O fundador do Wikileaks teve sua extradição sueca determinada em última instância para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais. Não existe mais possibilidade de apelação na Suprema Corte do Reuno Unido.

?A perseguição da qual sou alvo em diversos países deriva não só de minhas ideias e ações, mas de meu trabalho ao publicar informações que comprometem os poderosos, de publicar a verdade e, com isso, desmascarar corrupção e graves abusos aos direitos humanos ao redor do mundo?, diz Assange na carta lida pelo chanceler equatoriano e citada pelo site OperaMundi.

Jornalista australiano de 40 anos, Assange ficou conhecido após a revelação pelo Facebook de documentos confidenciais dos EUA e de outros países. Esses vazamentos revelaram corrupções em ações no Oriente Médio, torturas e assassinato de civis. Desde 2010, ele vive sob fortes medidas de segurança na mansão de um amigo na Inglaterra.
 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar