Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TECTILES PERMITEM QUE OS USUÁRIOS AUTOMATIZEM SEUS SMARTPHONES COM NFC

14/06/2012

Esqueça os pagamentos móveis, a Samsung quer que você use o chip NFC (Near Field Communication) em seu smartphone para completar rapidamente tarefas no trabalho, no escritório ou em seu carro. A empresa anunciou que irá comercializar adesivos programáveis, batizados de TecTiles, que podem ser usados para automatizar operações repetitivas em seu aparelho com apenas um toque.

Você poderá, por exemplo, colocar em seu carro uma TecTile que quando tocada liga ou desliga o Bluetooth e o GPS, ou uma em casa que coloca automaticamente o smartphone no modo silencioso. A Samsung também imagina restaurantes usando a tecnologia em seus menus, para facilitar ?check-ins? no FourSquare ou a conexão a uma rede Wi-Fi.

Cada TecTile é um adesivo com aproximadamente o tamanho de um selo e um minúsculo chip NFC integrado. Pacotes com cinco TecTiles estarão disponíveis nas lojas das operadoras ou diretamente através do site da Samsung, com preço sugerido (nos EUA) de US$ 15. Segundo a empresa, elas irão funcionar com praticamente qualquer smartphone equipado com NFC (como o Galaxy X ou Nexus S, ambos da Samsung, ou o Xperia S, da concorrente Sony), mas os usuários irão precisar do aplicativo TecTile, distribuído através do Google Play, para programar os adesivos. O app funciona em aparelhos com o sistema operacional Android 2.3.3 ou superior.

samsung_tectile-360px.jpg|
Samsung TecTiles: Etiquetas adesivas inteligentes para automatizar seu smartphone

A tecnologia NFC permite a troca de pequenas quantidades de informação entre aparelhos e ?tags?, diminutos chips que podem ser integrados a objetos. O processo é automático, basta aproximar os smartphone de uma tag, e elas são tão pequenas que podem ser embutidas em praticamente qualquer coisa, até mesmo uma folha de papel, e não necessitam de uma fonte de energia para funcionar.

NFC ainda não decolou de forma significativa nos EUA. Os usos iniciais  estão centrados em sistemas de pagamento móvel como o Google Wallet, lançado em Setembro, que permite o uso do smartphone como uma ?carteira? para pagar pequenas comprar do dia-a-dia. Há outros usos como o BlackBerry Music Gateway, da Research in Motion, um gadget de US$ 50 que lhe permite reproduzir música vinda de um smartphone no sistema de com da cada ou do carro, usando NFC e Bluetooth. E alguns PCs, como o Ultrabook  HP Envy 14 Spectre, são capazes de ler tags NFC para facilitar o compartilhamento de dados, como endereços web, entre aparelhos compatíveis.

O NFC pode ainda não ser um recurso popular, mas isso pode mudar em breve já que o número de aparelhos equipados com a tecnologia deve crescer dramaticamente nos próximos anos. A ABI Research, empresa especializada em pesquisa de mercado, estima que o número de smartphones com NFC irá crescer drasticamente, de 80 milhões de unidades em 2012 para mais de 550 milhões em 2016.

Mas mesmo que o NFC se torne um recurso popular, devemos nos perguntar quanto tempo as TecTiles irão durar. Quem quer um punhado de adesivos pendurados no painel do carro, mesa do escritório ou criado-mudo? Uma alternativa melhor do que os adesivos seria ter tags NFC programáveis embutidas diretamente nos objetos, em um lugar onde não possam ser vistas. Mas isso é algo para o futuro.

 
 
 
Fonte: PCWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar