Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EMPRESAS DE TECNOLOGIA BRIGAM PELA POSSE DE DOMÍNIOS DE INTERNET

14/06/2012

Foram 1.930 pedidos de posse de novos domínios web, os chamados generic top-level domains, ou gTLDs, em menos de cinco meses (12/01 a 30/05 2012). E hoje, com a publicação da lista pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), ficou mais fácil visualizar o mapa dos conflitos no mundo tecnológico.

A Advertising Age, em artigo publicado nesta quarta-feira, declarou que os grandes briguentos são Google e Amazon, que conflitam no pedido de posse de 21 extensões (ou strings, como quer a ICANN), entre elas .music, .movie, .map, .mail, .cloud, .book, .search, .app, .shop, .free e .game. Mas olhando a lista mais de perto dá para identificar pontos de conflito bem interessantes, com alguns domínios tendo mais de uma dezena de interessados.

A extensão .cloud, por exemplo, é reclamada por sete diferentes empresas, entre elas Google, Amazon e Symantec. Fato é que nem Microsoft, nem IBM, nem Oracle quiseram a string. Já a string .app é campeã, com 13 interessadas, entre elas a Google e Amazon, de novo. A Apple, essa nem se interessou, requisitando somente a posse do seu próprio nome.

A Microsoft preferiu garantir suas próprias marcas, solicitando a posse de .azure, .bing, .docs, .hotmail, .live, .microsoft, .office, .skydrive, .skype, .windows e .xbox.

A Google solicitou a posse de .blog mas não está sozinha, outras oito empresas fizeram o mesmo. E a extensão .mobile está na lista da Amazon. em disputa contra dois outros interessados.

E o que acontece agora com as extensões com mais de um interessado? Segundo a ICANN, 213 nomes foram requisitados por duas ou mais empresas, num total de 715 pedidos que deverão envolver disputas. A briga, no estilo "quem vai ficar com Mary", será longa. A ICANN estima que vai gastar 9 meses avaliando os pedidos e, no caso das strings com vários pedidos, a decisão da "guarda" pode levar até 20 meses. Portanto, nada de extensão nova antes de 2013.

Fora da área de tecnologia, a lista inclui sete empresas que querem a string .news, oito que estão interessadas em .music e .movie, duas empresas perseguem a extensão .sex, quatro querem .pizza e uma (possivelmente mágica) quer a string .unicorn. Os pedidos de registro vieram de 60 países, informou o CEO da ICANN, Rod Beckstrom. A América do Norte soliciou 911 registros, Europa 675, Ásia/Pacífico 303, América Latina 24 e África 17.

Veja a lista completa no site da ICANN.

of the applications will be challenged because they are too popular, not unpopular: 213 names were requested by two or more applicants, with a total of 751 applications involved in such disputes, Beckstrom said. ICANN expects to post the results of its initial evaluations in December or January, Senior Vice President Kurt Pritz said at the London meeting.
 
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar