Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE ALERTA USUÁRIOS SOBRE ATAQUES ´PATROCINADOS POR GOVERNOS´

07/06/2012

O Google começou a alertar nesta quarta-feira (6) usuários do GMail, quando suspeitou que eles poderiam ser alvos de ataques de anúncios patrocinados por governos ("state-sponsored", em inglês).

Já é a segunda vez  em duas semanas que o Google divulgou alertas de segurança para uma fração pequena de usuários dos seus serviços.

Mas a companhia foi cuidadosa com relação a dizer como sabe quais indivíduos específicos têm sido alvos de ataques estatais. "Você deve estar se perguntando como sabemos desses ataques", disse o vice-presidente da engenharia de segurança da Google, Eric Grosse, na terça-feira (5/6), em um blog. "Nós não podemos entrar em detalhes sem que escapem também informações que poderiam ser úteis para esses agentes maliciosos."

O novo alerta traz o texto: "acreditamos que ataques patrocinados por um governo podem tentar comprometer sua conta ou seu computador." É isso que aparecerá no topo da página de usuários do GMail, enquanto estiverem logados. Essa mensagem não está limitada àqueles que utilizam o Google Chrome, mas poderá aparecer em qualquer outro browser.

Grosse foi igualmente vago sobre o que pode desencadear o alerta. "Isso não significa necessariamente que a sua conta foi roubada. Significa apenas que acreditamos que você pode ser um possível alvo de phishing ou de um malware, por exemplo. E que você deve tomar providências imediatas para manter a segurança de sua conta", disse.

Mas parece que o Google sabe, ou pensa que sabe, como é um ataque do tipo quando vê um. "Nossas análises detalhadas - bem como relatórios de vítimas - sugerem fortemente o envolvimento de estados ou grupos que são patrocinados pelo governo", afirmou Grosse.
 
 
 
 
Fonte: IdGnow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar