Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TIM FAZ FORÇA-TAREFA COM WI-FI PARA ALIVIAR REDE 3G

04/06/2012

Depois de realizar uma concorrência, que durou dois meses e envolveu vários fornecedores do setor, a TIM Brasil definiu nesta sexta-feira, 01/06, que a PromonLogicalis/Cisco assumirá a implantação, operação e manutenção da rede wi-Fi com 10 mil pontos, que tem de estar ativa até dezembro. O valor do contrato não foi revelado. Atualmente a TIM possui cerca de 4 mil pontos Wi-Fi.

Durante a Rio Wireless, realizada nos dias 21 e 22 de maio, no Rio de Janeiro, o diretor de Marketing da Intelig, Rafael Marquez, informou que os hotspots serão instalados em pontos de grande concentração de tráfego, já vislumbrando a forte demanda da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo,em 2014. Os hotspots também serão localizados onde há postes por onde passam os cabos de fibra óptica da TIM Fiber (ex-AES).

Ideia é ter os hotspots em pontos como hotéis, aeroportos, shoppings e lugar de concentração popular - como a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O sinal Wi-fi será utilizado pelos assinantes dos planos Liberty Web e Infinity Web, mas de acordo com Marquez, da Intelig, haverá também áreas de navegação livre para os não usuários da TIM. O Wi-Fi é visto cada vez mais como a melhor forma para desafogar o tráfego de dados e tem uma vantagem para as teles: usa uma frequência aberta - fora da regulamentação da Anatel.

Para se ter uma ideia da força do Wi-Fi, o estudo da Cisco sobre tráfego IP mostra que no mercado brasileiro, o tráfego de conexões fixas/cabeadas vai crescer cinco vezes entre 2011 e 2016, alcançando 1.6 Exabytes por mês em 2016. Já o tráfego fixo Wi-Fi crescerá 17 vezes entre 2011 e 2016, atingindo 1.7 Exabytes por mês em 2016, contra 98 Exabytes por mês em 2011.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar