Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESTADOS UNIDOS REJEITAM PROPOSTA DE ONU CONTROLAR INTERNET MUNDIAL

01/06/2012

Autoridades americanas, legisladores e líderes do setor tecnológico rejeitaram nesta quinta (31) uma proposta de colocar a internet sob controle da ONU (Organização das Nações Unidas), segundo informações da ?AFP?.

Em uma audiência no Congresso americano, autoridades fizeram coro na oposição à proposta que colocaria a internet sob jurisdição da União Internacional de Telecomunicações (UIT, na sigla em inglês), agência da ONU.

?Em todos as reuniões e encontros multilaterais, os Estados Unidos se opôs veementemente à extensão do controle intergovernamental da internet?, destacou Philip Verveer, vice-secretário de Estado e coordenador de políticas de Tecnologia da Informação da Casa Branca. Segundo Verveer, a ação ?inevitavelmente diminuiria o dinamismo da internet?.

Enquanto os Estados Unidos rechaçaram a proposta, países como Rússia e Chia alegam que a internet mundial é controlada pelos americanos e que a proposta da ONU poderia dar mais voz aos países em desenvolvimento.

Mas autoridades americanas acreditam que uma internet governada pela ONU daria poder a países autoritários de ?sufocar? a liberdade de expressão, além de possibilitar a imposição de restrições tarifárias, entre outras.

Vint Cerf, cientista da computação conhecido como ?o pai da internet?, que trabalha como chefe evangelista do Google, é um dos opositores aos controle da ONU sobre a internet.

?O sucesso da internet tem gerado uma preocupação crescente em governos de alguns países para que sejam criadas regras internacionais que podem prejudicar a evolução inovadora da rede mundial e seu multifacetado sucesso?, afirma Cerf.
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar