Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

LIGA DE DEFESA DA INTERNET É CRIADA PARA ORGANIZAR PROTESTOS CONTRA A ´CENSURA ONLINE´

29/05/2012

Internet Defense League vai organizar protestos contra leis que discutem direitos autorais na web
 
 

No dia 18 de janeiro, quando o projeto da Sopa (Stop Online Piracy Activities) estava prestes a ser votado no congresso americano, diversos sites se organizaram para ficar fora do ar por 24 horas. A iniciativa (que incluía a Wikipedia) acabou viralizando e ajudou no cancelamento da votação da lei. Por causa disso, os organizadores do protesto de janeiro resolveram criar a Internet Defense League.

A associação foi criada para organizar manifestações contra as leis que debatem questões relacionadas aos direitos autorais e privacidade na internet. Entre os organizadores, está Alexis Onahian (fundador do site Reddit). Segundo o site oficial do movimento, a ideia é usar alertas para avisar pessoas sobre manifestações. Para participar da IDL (ou LDI, em português), usuário precisa se cadastrar como participante da Liga. Em seguida, é fornecido um código para ser colado no site. Quando houver uma emergência (ex: organização de desligamentos de sites), este sinal ficará ligado. Aí caberá ao usuário a decisão de participar ou não dos protestos.

O principal objetivo é aumentar ainda mais o impacto de manifestações como a de janeiro. Os próximos alvos do movimento são a votação da Acta (versão mundial da Sopa) e da Cispa (projeto que permitirá ao Governo Americano acesso livre a dados contidos em serviços na nuvem). Este tipo de iniciativa significa que em breve pode acontecer um "novo apagão" na internet. E se depender da criação do movimento, este novo protesto tende a ser mais organizado que o do dia 18 de janeiro.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar