Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APP DE BUSCA VISUAL É MELHOR CRIAÇÃO DO YAHOO NA DÉCADA, DIZ ANALISTA

29/05/2012

 

O Yahoo lançou o Axis, que está chamando de ?navegador de pesquisa?. O Axis é um app de browser baseado no HTML5, como um plug-in, que fornece resultados de pesquisa como imagens em vez de links no iPhone e em navegadores.

O novo produto tem como objetivo fazer da busca algo mais rápido e fácil. Ele também faz disso algo mais visual, uma área onde o Google e o Bing (da Microsoft), as duas maiores forças no mundo das buscas, não estão focados.

O lançamento foi um movimento surpreendente para uma companhia que não apenas vem lutando para recuperar sua posição proeminente no mundo da internet, mas que também sofreu recentemente a saída de seu CEO, que colocou a empresa sob maus holofotes.

?É a primeira inovação significante e o primeiro sinal de vida do Yahoo em muitos meses?, disse Dan Olds, um analista do The Gabriel Consulting Group. ?Se eles puderem escolher alguns usuários isso realmente ajudaria-os a seguir em frente?.

No mês passado, o Yahoo teve que lidar com um pesadelo de RP. Seu novo CEO, Scott Thompson, que assumiu em janeiro, foi pego com informações acadêmicas erradas em seu currículo, bem como nos documentos que a empresa arquivava na Securities and Exchange Commission dos EUA. A empresa formou uma comissão para analisar o caso de Thompson e as circunstâncias de sua contratação.

Thompson deixou a empresa dia 13 de maio e Ross Levinsohn, que vinha servindo como chefe de mídia global, assumiu como CEO interino. É a segunda vez em oito meses que a empresa está sem um CEO permanente.

Agora é o momento para o Yahoo fazer algo impressionante e que faça os usuários pensarem em um sucesso da empresa em vez de problemas, disseram analistas. "Se eles conseguirem isso, poderia ajudar a colocá-los de volta no mapa", disse Rob Enderle, analista do Enderle Group. ?Eu acho que é a melhor idéia que eu vi deles em quase uma década?.

O Yahoo viu um nicho que poderia aproveitar e trabalhou nisso, disse Patrick Moorhead, analista da Insights Moor e & Strategy . ?Com o Google possuindo a busca genérica e móvel, e o Bing possuindo a pesquisa social, o Yahoo precisava de algo que se distinguia do pacote?, disse ele. No entanto, o lançamento do Axis poderia ser mais do que uma virada de jogo apenas para a empresa de Sunnyvale. Poderia ser uma trocada de jogador no mercado global de busca.

?Acho que as capacidades visuais de busca do Yahoo estão mais alinhadas com a era pós-PC?, disse Zeus Kerravala, analista da Research ZK. ?Ser capaz de olhar para uma imagem que vem à tona a partir de critérios de busca é muito mais rápido e otimizado para o toque ... eu acho que cria uma alternativa ao Google e Bing, o que em si é uma ameaça. Vamos ver como eles respondem, mas é a coisa mais original que eu vi do Yahoo em um longo tempo.?

Moorhead observou que a busca visual pode ser um problema para o Google e Bing, porque é um desvio da norma. ?Ele quebra o padrão de usuários?, acrescentou. ?O Yahoo pode marcar pontos imediatos com o fato de que eles estão mesmo fazendo algo único. Se conseguirem engajamento com todas as faixas de público, já ganharam um bom terreno?.
 
 
 
Fonte: MacworldBrasil

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar