Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVAS PATENTES DA APPLE MOSTRAM CANETA STYLUS PARA IPHONE E IPAD

28/05/2012

 

A Apple registrou um novo pedido de patente para uma caneta stylus, chamada de iPen, que funcionará com os aparelhos iOS da empresa. O Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA publicou os pedidos nesta quinta-feira, 25/5, que detalham os planos para uma nova caneta stylus sendo desenvolvida pela Apple para os seus aparelhos com telas sensíveis ao toque.

O site especializado Patently Apple informa que uma das novas patentes mostram que a Apple está pensando em criar uma stylus que use a tecnologia haptic (que permite transmitir vibrações em uma tela tátil), para a qual a Apple já entrou com pedidos de patentes anteriormente. As haptics avançadas na iPen permitiriam que o usuário sentisse o movimento do pincel, a grossura da linha e mais.

?Um aparelho de entrada capaz de gerar feedback (resposta) haptic pode ajudar um usuário a navegar por conteúdo exibido na tela, e também servir para refinar o conteúdo de vários aplicativos ao criar uma interface de usuário mais realista e atraente?, diz a descrição da patente. ?O feedback de haptic pode ser qualquer feedback tátil. Exemplos incluem forças, vibrações, e/ou movimentos que possam ser sentidos pelo usuário.?

?O feedback haptic pode confirmar a seleção do usuário de um item específico, como um ícone ou um botão virtual, ou pode ser fornecido quando a iPen do usuário estiver posicionada sobre um item selecionável?, explica o Patently Apple. ?A iPen também poderia fornecer uma saída de haptic quando o aparelho estiver sobre, próximo ou passar da barreira de uma janela ou aplicativo mostrado na tela, ou quando o aparelho estiver sobre, próximo ou passar de um item gráfico que tenha uma textura particular.?

applestylusios01.jpg

A tecnologia haptics na caneta stylus também poderia ser usada em games, segundo a Apple. Ao jogar um game multiplayer, as ações de um usuário poderiam fazer com que a caneta de outro usuário emitissem uma saída haptic específica.

A novidade da Apple poderia ser configurada para funcionar com um aparelho de interface de usuário baseada no toque como uma touchscreen, afirma o sumário da patente. 

A Apple descreve que a caneta stylus poderia ter sensores de orientação que possam detectar quando a iPen girasse permitindo linhas mais finas ou grossas, marcações mais claras ou escuras, por exemplo. Os sensores também poderiam ser usados para mudar o volume do aparelho touchscreen.

A companhia também desenvolveu a iPen para ter um pequeno auto-falante embutido, que daria respostas em áudio ao usuário.

applestylusios02.jpg

O Patently Apple explica que a iPen poderia ser usada juntamente com um novo programa de edição gráfica da Apple, que pode ser parecido com o Sketchbook do Autodesk, por exemplo.

Uma segunda patente da Apple descreve uma caneta óptica que usa uma câmera, por exemplo, para determinar o movimento e a localização em relação uma tela sensível ao toque. Esse aparelho poderia ter uma borda pontuda para melhorar o ato de escrever em um iPad, por exemplo.

A Apple deu entrada em ambas as patentes em novembro de 2010. 

Vale lembrar que o cofundador da Apple, Steve Jobs, se dizia contra o uso das chamadas canetas stylus em aparelhos mobile.
 
 
 
 
Fonte: MacworldBrasil

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar