Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NÚMERO DE MALWARES TEM CRESCIMENTO ´EXPLOSIVO´, ALERTA MCAFEE

25/05/2012

Os criadores de malwares estiveram super ocupados nos últimos tempos. É isso que mostra um relatório de segurança liberado pela empresa de antivírus McAfee.

A companhia registrou o maior aumento no número de malwares ativos em 4 anos, isso somente durante o primeiro trimestre de 2012. O número chegou a um total de 83 milhões de tipos do código malicioso.

Falsos programas antivírus perderam seu posto de mais populares e softwares com falsas assinaturas de segurança, rootkits e Cavalos de Troia do tipo ´roubo de senhas´ aumentaram. Esse último bateu a marca de 200 mil novos tipos.

Para quem não sabe, Cavalos de Troia são programas que se instalam no sistema e permite acesso remoto a ele. Rootkits são programas invisíveis, projetados para permitir acesso privilegiado ao computador do usuário.

O relatório afirma que os rootkits são "um dos piores tipos de malware." O Koutodoor foi o malware que se espalhou mais rapidamente no último trimestre. O software é "assinado" por uma fonte que diz aos usuários ser seguro instalar aquele programa.

Os usuários estão mais propensos a confiar na Microsoft ou na McAfee, por exemplo, que em uma outra fonte desconhecida. É aí que está o truque. O malware forja a assinatura digital com a esperança de que o antivírus interprete-a como legítima, autorizando a instalação e garantindo o sucesso da invasão.

Pesquisadores em segurança começaram a alertar sobre malwares com assinaturas falsas após o sucesso da atuação do Stuxnet e do Duqu.

O relatório da McAfee também aponta um aumento absurdo no volume de malwares que atacam dispositivos móveis que possuem sistema Android.

O número de malwares voltados para dispositivos móveis que rodam Android subiu 1.200% no primeiro trimestre. O total de ameaças identificadas saltou de 600 no fim do ano passado para mais de 7 mil em março deste ano. Em todas as plataformas móveis, o número de novas ameaças chegou a 8 mil.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar