Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

YAHOO PROMETE REVOLUCIONAR AS BUSCAS COM O AXIS

25/05/2012

O Yahoo ampliou suas ofertas de busca nesta semana com o lançamento do aplicativo Axis, inicialmente para aparelhos iOS. Baseado em HTML5, o app de navegação entrega os resultados de busca como previews de páginas em vez de links.

O Axis encurta em um terço o tempo que o usuário leva para ir de uma busca inicial até o resultado desejado, seja para encontrar um fato ou fazer uma reserva, de acordo com o diretor de gerenciamento de produtos para projetos especiais do Yahoo, Ethan Batraski.

Batraski explicou que a maioria das interfaces de busca exigem um processo de três passos ? busca, página de resultados e resultado selecionado ? que o Axis reduz para apenas dois. ?Essa é uma experiência arcaica. Tem sido a mesma há um período de 12 a 15 anos. Decidimos nos livrar do passo do meio, porque ninguém realmente gosta do intermediário?, explicou o executivo.

O app é um navegador e uma ferramenta de busca, com funções de navegação como setas de navegação, uma barra de endereço e favoritos. Uma busca feita no Axis retorna um conjunto de previews visuais de páginas, em vez de links com sumários de texto. Todos os resultados de conteúdo estrutura, como pontuações esportivas ou horários de eventos, que apareceriam em uma busca convencional do Yahoo, também aparecem no Axis. Os resultados de busca aparecem ao longo do topo da tela, e o usuário pode deslizar o dedo para a esquerda para exibir os resultados de menor classificação sem precisar recarregar a página.

Mesmo após um usuário selecionar um determinado resultado, ao deslizar o dedo para baixo, é possível ?chamar? os resultados de busca de volta no topo da tela sem precisar sair da página selecionada.

Os usuários que fazem login com uma ID do Yahoo, Google ou Facebook podem salvar as buscas em seus diversos aparelhos. O Axis também chega na forma de um plugin para a maioria dos browsers para que os usuários possam utilizá-los em notebooks e desktops. Uma opção do menu permite o compartilhamento via e-mail, Pinterest ou Twitter ? a opção para o Facebook chega em breve, promete Batraski.

yahooaxisios01.jpg

Os previews de páginas poderiam significar um desafio por si só na tela pequena de um smartphone. Mas Batraski indicou que os resultados visuais significam menos viagens de ?ida e volta? entre listagens de resultados e página específicas. Quando o executivo buscou por ?projetos de cadeiras?, por exemplo, conseguiu ver rapidamente quais páginas incluíam projetos de verdade. ?Nunca mais precisarei ver uma URL de título abstrato de novo. Posso ver o que há por trás dela?, diz.

A funcionalidade de busca do Axis é construída com HTML5 e roda na plataforma Cocktails, do Yahoo, que mistura elementos de Javascript, SQL (structured query language) e HTML5. O Cocktail fornece ?cache inteligente?, que é o que permite ao Axis mostrar tantas imagens sem um delay significativo, afirma Batraski.

O Axis chega ao mercado apenas com buscas de imagens e palavras-chave. Resultados de buscas ainda não incluem anúncios. O app está atualmente disponível para iPhone e iPad. Uma versão para Android chega ?em breve?, segundo Batraski.
 
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar