Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

RESTRIÇÃO AOS BROWSERS NO WINDOWS 8 RT PREOCUPA COMISSÃO EUROPEIA

21/05/2012

A Comissão Europeia declarou que vai ficar ?de olho? no Windows 8 RT, a versão do sistema para equipamentos baseados na arquitetura ARM. Isso porque a Microsoft vai permitir apenas o uso do Internet Explorer na interface clássica, impedindo o usuário de optar por outros navegadores.

A decisão da gigante pode afetar um acordo entre a companhia e a comissão por causa das leis antitruste do continente,
conforme o ZDNet.


Versões anteriores do Windows sempre foram comercializadas com o Internet Explorer incluído. Em 2010, porém, a Microsoft precisou distribuir na Europa versões do sistema com outras opções de browsers que o usuário pode escolher no momento de configurar o sistema.

O acordo, porém, vale para ?PCs de clientes? e, por enquanto, a Comissão Europeia ainda não decidiu se ele também vale para tablets. Inicialmente, os equipamentos baseados em ARM serão dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Além da entidade regulamentadora europeia, o próprio Senado americano também ficou preocupado com a iniciativa da Microsoft. Tanto que o assessor do subcomitê antitruste, o senador Herb Kohl, confirmou que há planos de
investigar atitudes anticompetitivas da companhia.

A Mozilla criticou a decisão da Microsoft, dizendo que representa um ?retorno à era das trevas digital, quando usuários e desenvolvedores não tinham opção? e que ?restringe a escolha do usuário, reduz a competitividade e esfria a inovação?. Vale lembrar que a restrição vale apenas para a interface clássica do sistema. No modo Metro, os usuários poderão instalar qualquer navegador.
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar