Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PESQUISADORES CRIAM SOFTWARE QUE IDENTIFICA SARCASMO EM TEXTOS NA INTERNET

11/05/2012

Para quem estava cansado de piadinhas na internet, uma equipe de pesquisadores da Universidade Hebraica, em Israel, criou uma solução prática e muito útil: um programa de computador capaz de reconhecer o sarcasmo em frases escritas na web.

Segundo o arquivo em PDF divulgado pela equipe de cientistas, o algoritmo recebeu o nome de SASI (sigla para "algoritmo semi-supervisionado para identificação do sarcasmo", em inglês). Ele já foi testado no Twitter e também com 66 mil resenhas de produtos da loja virtual da Amazon, onde conseguiu identificar com precisão 77% de resenhas sarcásticas de usuários sobre alguns itens.

Ainda de acordo com o documento, o SASI não serve apenas para apontar frases engraçadinhas. Ele pode ser bem eficiente em gerar conteúdo personalizado em redes sociais e lojas virtuais. Caso algum internauta opine negativamente sobre determinado item em algum serviço online, por exemplo, ao invés de exibir o comentário completo, o site pode fazer uma filtragem para localizar o sarcasmo e substituí-lo por um simples símbolo de "não aprovado".

Outra vantagem desse tipo de software é a capacidade de buscar ferramentas na web para medir - através de tweets, mensagens no Facebook e outras páginas de constante interação - a opinião das pessoas em relação a certo produto, ideia ou a algum acontecimento importante. Além disso, o programa pode ajudar os usuários a criar melhores conteúdos personalizados, como também recomendações e propagandas específicas de acordo com o gosto de cada indivíduo.

 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar