Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

E-MAIL COMPLETA TRINTA ANOS

09/05/2012

"E-mail" é um termo cunhado em 1982 e hoje, 30 anos depois, é uma das ferramentas mais utilizadas no dia a dia pessoal e profissional. Existem atualmente mais de 1,880 milhão de usuários que enviam e recebem cerca de 294 milhões de correios eletrônicos por dia. Destes, cerca de 90% é considerado spam, mas esse número está caindo nos últimos anos com a evolução de tecnologias para evitar a prática.

"As características de comunicação textual e assíncrona, e a capacidade de comunicação de um para muitos facilitou a propagação do e-mail. Com a evolução do serviço, tem-se incorporando novos recursos que facilitam a organização das mensagens, integração de mensagens com redes sociais, ou acesso ao e-mail a partir de dispositivos móveis?, aponta a Nexica, empresa de hosting. Veja abaixo uma breve trajetória do serviço.

A primeira mensagem eletrônica foi enviada em 1965, quando o Massachusetts Institute of Tecnhnology (MIT) introduziu o que viria a ser o primeiro e-mail da história, que estabeleceu as bases em 1977 para propor o RFC 733 como o protocolo padrão para envio de e-mail por meio da internet.

Em 1989, a IBM lançou o Lotus Notes 1.0, apenas um ano antes do início de ataques de spam. Em 1992, a Microsoft passou a comercializar o que é hoje uma das plataformas mais populares em empresas de todo o mundo: o Outlook.

O Hotmail, o primeiro serviço na nuvem, chegou em 1996, e a capacidade de incorporar múltiplas contas do Outlook aconteceu em 2003. Em 2007, um novo ator ingressou nessa cadeia. Foi o ano em que a Google anunciou o Gmail. De lá para cá, a gigante de buscas tem proliferado todos os tipos de provedores de e-mail em nuvem, e alimentado o acesso ao correio eletrônico a partir de smartphones e tablets.

E o que o futuro do e-mail espera? Daqui vinte anos poderemos avaliar a evolução dessa ferramenta.
 
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar