Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

JÚRI AFIRMA QUE GOOGLE VIOLOU DIREITOS AUTORAIS DA ORACLE EM USO DO JAVA

08/05/2012

O gigante da internet Google violou os direitos autorais da companhia tecnológica americana Oracle no uso da patente da linguagem informática Java em seu sistema operacional Android, segundo opinou nesta segunda-feira (7) o júri que estuda o caso em San Francisco, nos Estados Unidos.

No entanto, os membros do júri não conseguiram colocar-se de acordo sobre se as ações do Google entram dentro do "uso aceitável" na lei de direitos autorais, informou o site "CNET".

A Oracle interpôs em 2011 um processo nos tribunais federais da Califórnia para reivindicar US$ 2,6 bilhões ao Google por descumprimento de sua patente do Java.

O Google pede a anulação do julgamento, enquanto o júri deve escutar nos próximos dias as alegações da Oracle sobre o sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google para telefones celulares e tablete, infringir vários componentes da linguagem Java.

Se o júri mantiver seu veredicto de hoje, o Google não terá que redesenhar seu sistema Android e a Oracle receberá uma compensação econômica muito menor que a solicitada pela violação de direitos autorais.

A Sun Microsystems é a empresa que originariamente desenvolveu a linguagem Java e foi adquirida em janeiro de 2010 pela Oracle quando Eric Schmidt, ex-diretor de tecnologia da Sun, era o executivo- chefe do Google.

A Oracle solicitou ao tribunal que impeça que o Google siga infringindo as leis de patentes e direitos autorais, o que poderia impactar na venda de telefones e tablets com Android.

O Android se transformou desde seu lançamento em 2008 no sistema operacional mais popular no setor dos smartphones, na frente da tecnologia da Apple, RIM, e da Microsoft.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar