Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PELA PRIMEIRA VEZ, APARELHOS ANDROID SÃO INFECTADOS COM MALWARE POR SITES

07/05/2012

Analistas da Lookout Mobile Security identificaram sites que foram alterados para infectar dispositivos Android com softwares maliciosos, em uma forma aparentemente nova de ataque à plataforma. 

Esse tipo de golpe é conhecido por drive-by download (ou download guiado, em tradução livre) e é comum em desktops: quando a pessoa visita um site malicioso, o malware é baixado e pode infectar o computador caso a máquina não esteja com proteção em dia. ?Parece ser a primeira vez que websites estão sendo usados para distribuir trojans direcionados para dispositivos Android? afirma a Lookout em seu blog

A companhia afirmou que identificou um ?grande número? de sites que foram comprometidos, porém o tráfego desses endereços é muito baixo. Por isso, a empresa espera que o impacto dessa infecção seja baixo. A ameaça é chamada ?NotCompatible?, e tenta se instalar sozinha no aparelho. 

?Essa ameaça não parece causar nenhum dano direto ao aparelho, porém poderia ser utilizada para obter acesso ilícito a redes privadas, ao transformar o dispositivo Android em uma espécie de proxy. Essa informação é importante para administradores de TI, já que um aparelho infectado pode servir para obter acesso a sistemas ou informações protegidas, seja em empresas ou até mesmo de governos.

O NotCompatible começará a ser baixado automaticamente se o site detectar que um dispositivo Android está visitando o site. Caso um computador acesse um desses endereços maliciosos, é exibida apenas uma mensagem de erro de ?não encontrado?, explicou a Lookout. 

Depois que o malware é baixado, o dispositivo irá perguntar ao usuário se ele deseja instalar a aplicação, todavia, para que esse processo seja concluído, é preciso que a opção ?unknow sources? (fontes desconhecidas) do Android esteja habilitada no aparelho, afirmou a empresa. Caso não esteja, apenas aplicativos da Google Play (antiga Android Market) poderão ser instalados do equipamento. 

 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar