Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MICROSOFT ALERTA SOBRE NOVO VÍRUS PARA MACS

03/05/2012

Segundo central de segurança da empresa, programa malicioso explora vulnerabilidade antiga do Office e funciona com Snow Leopard e versões anteriores do OS X.

A Microsoft detectou um novo malware para o sistema OS X que explora uma vulnerabilidade no pacote Office resolvida há cerca de três anos. A fabricante aconselhou os usuários do Office para Mac 2004 ou 2008 ou do Open XML File Format Converter a assegurarem que esses produtos já receberam seus patches.

A boa notícia é que o malware não está muito espalhado, de acordo com o analista do Centro de Proteção de Malware da Microsoft, Jeong Wook Oh. Mas a novidade mostra que os hackers prestam atenção se é descoberto que as pessoas não aplicam os patches à medida que as atualizações são liberadas, deixando seus computadores em maior risco de serem infectados.

?Explorar o Mac OS X não é muito diferente de fazer isso em outros sistemas operacionais?, escreveu Wook Oh. ?Mesmo com o Mac OS X tendo introduzido muitas tecnologias de mitigação para reduzir o risco, sua proteção contra vulnerabilidades de segurança possui uma correlação direta com a atualização de aplicativos instalados.?

O update de segurança que a Microsoft liberou em junho de 2009, o MS09-027, resolvia duas vulnerabilidades que podiam ser usadas por um invasor para ganhar controle remoto sobre uma máquina e rodar outro código. Ambas as vulnerabilidades podiam ser exploradas com um documento especialmente criado para o Word.

O malware é escrito especialmente para o OS X e é basicamente um backdoor, ou uma ferramenta que permite o controle remoto de um computador.

Vale notar que o backdoor em questão não funciona com o OS X Lion, versão mais recente do sistema, mas sim com o Snow Leopard e outras edições anteriores do sistema da Apple. O pesquisador da Microsoft afirmou que os invasores provavelmente tem conhecimento sobre os computadores que estão atacando, como a versão do sistema da vítima e o nível de atualizações de segurança.
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar