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ROMPIMENTO DE FIBRAS DEIXA CLIENTES NO SUL E EM SÃO PAULO SEM COMUNICAÇÃO DE VOZ E DADOS

26/04/2012

O rompimento de fibras ópticas afetou as comunicações de voz, fixa e móvel, e de dados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo por volta das 13h desta quarta-feira, 25/4. Segundo a Anatel, os rompimentos se deram em Quatro Barras e Campina Grande do Sul, ambas na região metropolitana de Curitiba-PR, mas a agência ainda não sabe estimar quantos consumidores foram afetados.

Com o triplo rompimento da rede compartilhada, clientes da GVT, TIM, Claro, Nextel, Vivo e Copel foram afetados - a Copel chegou a estimar que pelo menos 1,6 mil de seus clientes teriam sido afetados. Os danos atingiram a rota principal da rede que liga São Paulo a Curitiba. Segundo a GVT, ?três pontos da rede de longa distância que fazem a comunicação de dados para várias operadoras da região foram rompidos?.

A TIM, em nota, informou que seus clientes na região Sul podem encontrar dificuldades para utilizar os serviços de voz e dados, igualmente devido ao triplo rompimento na rede que interliga os sistemas da região com o restante do Brasil. De acordo com a operadora, os serviços foram restabelecidos às 16h30.

Na noite desta quarta-feira, em nota oficial, a Anatel confirma que problemas com rompimento de fibra óptica prejudicaram usuários da telefonia móvel pré-paga (voz e SMS) e Internet nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - sendo o principal deles no quilômetro 66 da BR-116, no Paraná, entre Quatro Barras e Campina Grande do Sul. Ficaram sem serviços os consumidores das operadoras Vivo/Telefônica, GVT/Geodex, Tim, Intelig, Oi, Eletronet, Global Crossing/Level 3, Claro, Embratel e Net.

De acordo ainda com a agência reguladora,foram abertos procedimentos administrativos em face das prestadoras, com vistas à apuração dos fatos e das responsabilidades de cada agente, com vistas à aplicação das sanções cabíveis. O órgão também informa que os serviços começaram a ser normalizados a partir das 16:30hs. Informa ainda que os usuários prejudicados serão ressarcidos pelo tempo em que foram privados dos serviços, nos termos da regulamentação da Anatel.

 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
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