Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SEGUNDO ESTUDO, TABLETS DOMINARÃO MERCADO EM QUATRO ANOS

26/04/2012

Os tablets vão se tornar o aparelho principal de computação para a maioria dos usuários nos próximos quatro anos, afirma o analista da consultoria Forrester Research, Frank Gillett. O especialista publicou ontem, 23/4, uma previsão de que 375 milhões de tablets serão vendidos no mundo em 2016. Esse prognóstico é quase duas vezes maior do que o previsto pela consultoria IDC, que afirma que veremos cerca de 200 milhões de tablets vendidos globalmente daqui a quatro anos.

Uma grande diferença no tamanho da previsão de Gillett é o quão central os tablets ficarão em muitos locais, incluindo o ambiente de trabalho, onde esses aparelhos são úteis para compartilhamento e trabalhos em grupo. ?Não há barreira de uma tela vertical, nenhum barulho de teclado distraindo e simplesmente parece natural passar um tablet, como uma folha de papel, em comparação a ficar andando em volta de um notebook?, escreve o analista no seu blog. ?Os tablets vão se tornar o aparelho principal e preferido de milhões de pessoas no mundo.?

Em 2016, um terço dos 375 milhões de tablets vendidos irão para usuários corporativos, afirma o especialista. Em comparação, as vendas de tablets totalizaram 56 milhões de unidades em 2011, de acordo com a Forrester.

A Forrester também prevê que a base de tablets vendidos alcance 760 milhões de unidades em 2016.

O analista da Forrester define um tablet como sendo um aparelho com capacidades touschreen (tela sensível ao toque), pesando menos de 800g com uma tela de tamanho entre 7 e 14 polegadas, com bateria de duração de oito horas pelo menos e funcionamento constante.

Mesmo com as vendas de tablets crescendo, eles vão apenas ?canibalizar parcialmente os PCs?, escreveu Gillet. ?Eventualmente, os tablets vão diminuir as vendas de laptops, mas aumentar as de PCs desktop.? Muitos profissionais de comunicação e tecnologia ainda precisarão de PCs convencionais para trabalhos criativos que exigem grande poder de processamento ou uma tela grande.?

Gillett também escreveu um relatório de 17 páginas junto com outros analistas da Forrester que descreveram maneiras pelas quais os tablets e smartphones se encaixarão em uma nova forma de computadores. Chamados de ?frames?, esses novos PCs serão essencialmente telas com sensores, poder de processamento e dock wireless para funcionar com aparelhos móveis de todos os tipos.

Os frames ficarão localizados em salas de reunião, cafeterias e mais, prevê a Forrester. Os tablets usados com frames vão substituir os laptops em grande volume, aponta o relatório.

Os tablets se tornarão o aparelho central na computação pessoal porque são fáceis de usar e compartilhar; portáteis; possuem baterias que duram o dia todo; e são flexíveis tanto para consumo de conteúdo quanto para tarefas criativas e produtivas, aponta o relatório da Forrester.

 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar