Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ATUALIZAÇÃO DO DROPBOX FACILITA COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS

24/04/2012

 

O serviço de sincronização de arquivos hospedados na rede Dropbox atualizou nesta segunda-feira, 23/4, seus aplicativos desktop, mobile e web para permitir que qualquer arquivo ou pasta armazenados em um diretório de sincronização de usuário seja compartilhado com outras pessoas por meio de um link acessível pela Internet. 

Os arquivos e pastas compartilhados fazem uso do sistema de preview baseado na web que permite que imagens, vídeos, e documentos sejam visualizados, ouvidos, ou lidos sem a necessidade de um app externo, além de também serem simplesmente baixados.

Essa é uma mudança significativa para o Dropbox, que é focado quase que inteiramente no acesso baseado em contas tanto para sincronização individual quanto para colaboração usando pastas compartilhadas. A novidade torna muito mais fácil a visualização e o download de arquivos armazenados com o Dropbox para quem não possui conta no serviço. Isso coloca o Dropbox em concorrência com sites especializados na transferência de arquivos, como Pando, TransferBigFiles, e YouSendIt.

Anteriormente, o Dropbox já havia permitido o compartilhamento público de arquivos (mas não pastas) que estavam colocados na pasta Pública (Public) em seu diretório padrão. Os usuários podiam então clicar para controlar um arquivo e, a partir do menu do Dropbox, selecionar a opção Copiar Link Público (Copy Public Link). Exigir o uso de uma pasta especial significava que a maioria dos usuários não sabiam que o recurso existia, afirmou um representante da companhia. Visualizar o link público também causava comportamento inconsistente, uma vez que, dependendo do tipo do arquivo, alguns navegadores tentariam carregar e exibir os arquivos inteiros (como com um arquivo de áudio ou vídeo), falhar na tentativa de download ou baixar o arquivo imediatamente.

A nova opção torna o compartilhamento contextualmente disponível para qualquer arquivo (sob a marcação Get Link) armazenado em qualquer lugar no diretório de sincronização, e também estende o compartilhamento para pastas. As versões móvel e web do Dropbox também foram atualizadas para permitir o compartilhamento de qualquer item ao se clicar ou tocar em um ícone com link ligado. Arquivos e pastas compartilhados são visíveis ao se abrir a URL em um navegador, mas itens podem ser baixados ou, com uma conta paga ou gratuita, copiados para o diretório Dropbox do visualizador. Links compartilhados também podem ser desabilitados a qualquer momento, o que também é um novo recurso. (O novo aspecto de compartilhamento do serviço lembra o CloudApp, um serviço de compartilhamento na nuvem de arrastar e largar.)

O cofundador do Dropbox, Drew Houston, afirmou que a intenção da companhia era tornar mais óbvio para os usuários que os arquivos podem ser compartilhados publicamente enquanto estende a funcionalidade para pessoas que não possuem contas no serviço. ?Nós queríamos que essa fosse uma experiência realmente simples?, disse. ?Você pode compartilhar arquivos enormes e não apenas arquivos individuais, mas coleções inteiras de documentos?, uma nova capacidade pela qual os usuários pediram, informa o executivo.
 
 
 
Fonte: MacWorldBrasil

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar