Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UBUNTU 12.10 SERÁ CHAMADO DE ´QUANTAL QUETZAL´

24/04/2012

Às vésperas do lançamento de uma nova versão do Ubuntu (a 12.04 "Precise Pangolin" está programada para o dia 26/04) Mark Shuttleworth, um dos líderes do projeto e fundador da Canonical, seguiu uma tradição e anunciou em seu blog o codinome da versão seguinte, baseado como sempre em um adjetivo e o nome de um animal. O Ubuntu 12.10 será chamado de "Quantal Quetzal" (algo como "Quetzal Quântico").

quetzal-360px.jpg

Um "Quetzal Resplandecente". Crédito: Frank Vassen / Wikimedia Commons

Os Quetzals são pássaros de plumagem extremamente colorida, que vivem na América Central e no México. Com um animal tão "vaidoso" não é de se estranhar que um dos focos da próxima versão do Ubuntu será a aparência, com um novo tema para a interface gráfica ("Chega de marrom", diz Mark, que promete "algo colorido e leve"), ajustes na tipografia e "um novo projeto de iconografia, em parceria com a Universidade de Reading, para refinar o visual dos aplicativos e interfaces em toda a plataforma". Mas nem tudo é vaidade: Shuttleworth também menciona que o sistema marcará a estréia de um novo sistema de virtualização de redes chamado Quantum, voltado para aplicações em nuvem.

O lançamento do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal está inicialmente programado para o dia 18 de Outubro. A primeira versão beta deve ser lançada no início de Setembro. As datas podem mudar.

 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar