Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VÍDEO INÉDITO REVELA COMO É PRODUZIDO O IPAD NAS FÁBRICAS DA FOXCONN

13/04/2012

O processo de produção dos iPads na fabricante taiwanesa Foxconn exige disciplina e atenção dos funcionários, sem contar o fato de que imagens da montagem do produto sempre foram mantidas em segredo absoluto. Contudo, o repórter de rádio norte-americano Rob Schmitz esteve em uma unidade que produz o iPad para a Apple, em Shenzhen, na China, e registrou imagens inéditas das linhas de produção da Foxconn.

Schmitz vive em Xangai, onde é correspondente do site Marketplace. O acesso à fabrica foi autorizado pela Apple como uma espécie de prêmio, já que em 2011 a empresa recebeu críticas pesadas do ator americano Mike Daisey. Ele dizia que havia visitado uma das unidades da Foxconn durante uma viagem à China e descrevia condições de trabalho desumanas que teria visto lá.

Por outro lado, Schmitz revelou há algumas semanas que quase tudo o que Daisey dizia ter visto não era verdade. Logo, a Apple gostou da atitude do comunicador e resolveu dar a Schmitz a chance de visitar e filmar a linha de produção do iPad. Até então, a única filmagem jornalística da fábrica da Foxconn havia sido feita pela rede de TV americana ABC, em fevereiro deste ano.

O vídeo é curto (apenas 2 minutos e meio), mas mostra os empregados da companhia chegando e sendo direcionados, por uma supervisora, aos seus respectivos locais na linha de produção. O complexo da Foxconn, que tem quase o tamanho de uma cidade, emprega cerca de 250 mil pessoas, muitas delas jovens e vindas de lugares distantes da China.

Schmitz mostra os componentes sendo soldados na placa-mãe do iPad. O trabalho é praticamente todo manual, mas há também robôs e outras máquinas no setor de produção. Uma delas encaixa a bateria no chassis, e outra testa o giroscópio do tablet, fazendo movimentos com ele em várias direções.

De acordo com o radialista, os operários começam ganhando o equivalente a R$ 25 por dia, ou R$ 600 por mês. Podem receber aumento depois de alguns anos e suas funções na linha de produção mudam de tempo em tempo.

Apesar do trabalho em si ser bastante monótono e cansativo, centenas de pessoas fazem fila na fábrica, todos os dias, em busca de uma vaga na companhia. Isso porque as condições de trabalho na Foxconn estão muito acima da média de outras fábricas chinesas. A empresa construiu um campo de futebol e quadras para que os funcionários pratiquem esportes e paga os salários em dia - algo que nem sempre acontece na China.

Assista:





 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar