Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL LANÇA DRIVE SSD DE 800GB PARA USO CORPORATIVO

13/04/2012

A Intel anunciou nesta quinta-feira uma nova linha de unidades SSD (Solid State Drive - Disco de Estado Sólido) com capacidade de armazenamento de até 800 GB, o que é um novo recorde entre os produtos da empresa.

As unidades SSD da família 910 são as mais rápidas e duráveis já oferecidas pela Intel, disse a empresa em um declaração à imprensa. Elas estão disponíveis com capacidade de 400 ou 800 GB e segundo a companhia são voltadas ao uso em data-centers que demandam alto desempenho para armazenamento de cache e dados. O SSD de maior capacidade oferecido pela Intel até agora era um modelo da série 320 para PCs, com 600 GB.

Os SSDs 910 de 800 GB tem velocidade de leitura sequencial de 2 GB por segundo e velocidade de escrita de 1 GB por segundo. Ele também chega à marca de 75.000 IOPS (operações de I/O por segundo) na escrita aleatória de blocos de 4K de dados, ou 180.000 IOPS na leitura sob as mesmas condições.

intel_ssd_910-360px.jpg
SSD Intel 910: capacidade de até 800 GB

As novas unidades são mais rápidas que os modelos da série 710 para o mercado corporativo, que foram anunciadas pela Intel em setembro do ano passado.

SSDs são mais rápidos e mais eficientes do que os HDs, mas são mais caros e atualmente tem capacidade de armazenamento menor. A Intel diz que um SSD da série 910 pode substituir múltiplos HDs de alta velocidade, e melhorar a velocidade de acesso aos dados ao mesmo tempo em que consome menos energia e ocupa menos espaço junto ao servidor. As unidades incorporam firmware que reduz os erros no acesso aos dados.

Servidores usam SSDs para acelerar a implementação de máquinas virtuais ou acelerar transações em bancos de dados, como no caso dos servidores Dell PowerEdge 12G, que usam SSDs conectados ao barramento PCI-Express 3.0 que podem ser trocados mesmo com a máquina ligada. A Dell afirma que estes servidores podem realizar 18% mais transações por segundo no Microsoft SQL Server  do que modelos anteriores equipados com HDs.

Os novos SSDs da Intel usam uma interface PCI-Express, e podem ser plugados diretamente a slots PCI-Express na placa-mãe de um servidor. Eles estarão disponíveis em meados deste ano. O preço do modelo de 800 GB é de US$ 3.859, e o de 400 GB custará US$ 1.929.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar