Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

WIKILEAKS DIZ QUE CRIADOR DO VIRAL KONY ERA ESPIÃO DE UGANDA

12/04/2012

Documentos publicados pela organização sem fins lucrativos Wikileaks revelam que a ONG Invisible Children possui ligações diretas com o governo de Uganda, com acusações de espionagem. A Invisible Children foi responsável por lançar o vídeo viral Kony 2012, que mostra a história do líder do grupo LRA (Lord?s Resistance Army) Robert Kony, possível responsável pelo sequestro de mais de 60 mil crianças em Uganda.

A organização de Julian Assange tornou públicos documentos como uma correspondência de 2007, que relata um encontro entre Steven Browning, embaixador dos EUA em Uganda, com Ben Keesey, CEO da ONG, para que ele fosse atualizado sobre atividades e esforços que teria que realizar para divulgar as condições no país.

Outro documento era uma correspondência enviada pela embaixada estadunidense em Uganda em 2009, que diz que a ONG havia dado ao governo do país a localização de Patrick Komekech, uma criança-soldado que se passava por líder da LRA para conseguir extorquir dinheiro de outras ONGs e até de oficiais. Komekech chegou a aparecer em alguns documentários da Invisible Children, segundo o Digital Journal.

A ONG diz que, ao acompanhar a vida de Patrick, viu que ele e outras pessoas estavam tendo atitudes que "poderiam comprometer a vida de civis e colocar a organização e seus funcionários em risco". Os responsáveis pela organização completam, dizendo que "não repassa esforços de inteligência para nenhum governo estrangeiro".

Não é a primeira vez que a ONG sofre algum tipo de acusação. Quando foi lançado, o vídeo de Robert Kony ? acusado de formar um exército infantil e escravizar sexualmente meninas, e procurado pela Corte Penal Internacional ? foi acusado de conter manipulações. Há outras afirmações de que os esforços e verbas da Invisible Children deveriam ser mais transparentes e destinados ao apoio às crianças.

 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar