Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

RETENÇÃO DE TALENTOS É UMA DAS PRIORIDADES DAS EMPRESAS PARA 2012

11/04/2012

 

Recente pesquisa divulgada Amcham, Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos, apontou que a prioridade de boa parte dos executivos das áreas comerciais e de marketing neste ano é a retenção de talentos. O levantamento feito com 387 profissionais apontou que ao menos 31% dos entrevistados afirmaram que manter talentos é fundamental para a área de recursos humanos.

Segundo o especialista em desenvolvimento humano, Eduardo Shinyashiki, o investimento no desenvolvimento das competências de liderança (na motivação das equipes) é essencial. ?Uma empresa com metas bem definidas faz com que os profissionais se sintam desafiados e valorizados. A situação possibilita que cada um descubra o prazer em realizar-se naquilo que faz e consegue ir além da concretização de tarefas?, define.

O levantamento realizado mostrou também que 21% das pessoas querem focar em treinamentos de capacitação de equipes e 17% acreditam que o mapeamento e desenvolvimento de competências são essenciais para qualificar a mão de obra. ?O papel do líder é fundamental para esse processo, pois ele precisa ter a capacidade de identificar os cenários e propor direcionamentos para que o final do período seja motivo de celebração?, sugere Eduardo Shinyashiki.

Para os gestores, 14% destacam a importância da atração de talentos, 12% investem na criação de modelos de avaliação de desempenho, bonificação e remuneração variável e apenas 5% desejam qualificar melhor sua mão de obra técnica. ?Quando o profissional vê o trabalho como algo que vai além  da obrigação, aumentamos os momentos de bem-estar e, como consequência, o sucesso das equipes?, conta Eduardo Shinyashiki.

A inovação também é um dos assuntos levados em consideração e questões como criar uma cultura de novas ideias e buscar as melhores práticas e soluções para os problemas aparecem empatadas, com 44% cada. ?Se desejamos criar algo novo, precisamos desligar o piloto automático, isto é, não podemos ficar presos demais ao ?fazer?, é importante criar um tempo para termos ideias geniais?, explica Eduardo Shinyashiki.


 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar