Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PÁGINA NO FACEBOOK INSTALA EXTENSÃO FALSA EM 141 MIL BROWSERS NO PAÍS

10/04/2012

O tema é recorrente, mas em apenas três dias, uma página que promete revelar quem visitou seu perfil no Facebook já enganou mais de 141 mil usuários da rede social. De acordo com o portal Linha Defensiva, a página "Veja quem visitou seu perfil no Face", criada na última sexta (6), instalou extensões falsas nos navegadores dos internautas no último feriado de Páscoa.

Os usuários que clicam nos links divulgados pela página automaticamente curtem o perfil e compartilham com seus amigos a mensagem de divulgação ?VEJA QUEM VISITOU SEU PERFIL NO FACEB00K ->>?, juntamente com um link para o suposto aplicativo.

Diversos comentários de internautas nas publicações da página alertam quanto ao risco que o site oferece. ?Cuidado, é vírus, eles irão postar na sua página, e na página de todos seus contatos?, afirma uma usuária da rede social. Mas na verdade, o golpe não é um vírus que afeta o seu computador, mas, sim, seu perfil no Facebook e seu navegador.

A maioria  dos 224 comentários nas duas únicas publicações da ?Veja quem te visitou no Face? são links de spam da própria página e de outro golpe no Facebook, que promete dar créditos gratuitamente aos internautas. Como ambos golpes virtuais promovem a mesma página, ?Humor Garantido?, que conseguiu 1 milhão de fãs em seis meses, é provável que haja relação entre eles.

Esse tipo de ação parece ser promovida com o intuito de lucrar com anúncios publicitários ou mesmo com a venda dessas páginas que tenham um grande número de ?fãs?.

Se você foi vítima desse golpe virtual, por segurança, mude a senha da sua conta no Facebook, apague as mensagens que a página maliciosa publicou em seu nome, e verifique no menu extensões do seu navegador se os seguintes complementos estão instalados:

  • Aplicativo;
  • Adobe Flash Player (não confunda com o plugin do Adobe Flash Player, este é oficial);
  • Facebook 2012;
  • Facebook Essencials
Se você encontrar alguma dessas extensões no seu navegador, basta desinstalar para voltar a usar o software e o seu Facebook normalmente. Vale lembrar que o Facebook, até o momento, não possui uma ferramenta para mostrar quais usuários visitaram o seu perfil.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar