Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AO COMPRAR PATENTES DA AOL, MICROSOFT TERIA SE TORNADO PROPRIETÁRIA DE PARTE DO NETSCAPE

10/04/2012

Na década de 90, quando a Internet dava seus primeiros passos, não havia a consolidação de "Firefoxes", "Chromes", "Safaris", "Operas" e "Explorers". O reinado era, definitivamente, de um único soldado: o Netscape Navigator. Naquela época a web não era tão popular, as páginas rodavam em HTML puro com fontes Times New Roman, e o navegador da empresa Netscape Communications era único em seu nicho.

Mas com o tempo, o Internet Explorer, lançado em 1995 pela Microsoft, começou a ganhar espaço. O resultado disso, todos nós sabemos: com a onipresença do IE em todas as versões do Windows, o Netscape começou a perder espaço no mercado de navegadores. A posterior chegada do Mozilla Firefox foi para muitos a última pá de terra no ex-líder de mercado. O Netscape saiu de uma posição super confortável, com mais de 90% do market share, para menos de 1%. A compra da Netscape Communications pela AOL e o subsequente processo que eles ganharam da Microsoft com base na lei antitruste não ajudaram em nada: o IE já tinha dominado o setor.

Mas hoje a Microsoft, em negociata com a AOL, comprou mais de 800 de suas patentes por US$ 1 bilhão. E uma pessoa familiarizada com o acordo confidenciou ao site AllThingsDigital que, entre essas patentes, estão várias relacionadas ao Netscape.

Essa compra, que certamente faria internautas virarem do avesso se tivesse sido feita na década de 90, torna a Microsoft dona de parte do Netscape: segundo o site, apenas os serviços de internet da antiga empresa - incluindo o navegador - passam a ser propriedade da Microsoft, enquanto a AOL ainda retém os outros negócios. E não são poucos: um ISP (Internet Service Provider, o mesmo que as empresas que oferecem banda larga são para nós), a URL oficial (http://netscape.aol.com), além, claro, da propriedade pelo nome "Netscape".

 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar