Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

IBM PROJETA SUPERCOMPUTADOR PARA TENTAR DESCOBRIR COMO O UNIVERSO SURGIU

05/04/2012

A IBM está projetando um supercomputador que vai processar mais do que um ?exabyte? por dia, o que seria mais do que toda a internet, ou 15 milhões de iPods de 64GB. Todos esses dados serão gerados a partir de telescópios posicionados em uma área de 3 mil quilômetros quadrados.

O objetivo da nova máquina é decifrar como aconteceu o Big Bang, uma das teorias científicas mais populares sobre a criação do universo, segundo informações do Daily Mail.

Ton Engbersen, do setor de pesquisas da IBM, afirmou que ?Se você pegar o número global do tráfego de dados diário na internet e multiplicar por dois, você terá ideia da quantidade de informações que o telescópio Square Kilometre Array (SKA) vai coletar por dia?.

SuperPC
Supercomputador vai investigar as origens do universo

O projeto começará a ser construído em 2017 e deve ficar pronto em 2024. Os chips 3D do equipamento serão usados para alcançar o enorme poder de computação requerido pelo SKA. Após o processamento dos exabytes diários, a IBM espera armazenar por ano algo entre 300 e 150 petabytes de informações.

Em comparação, aproximadamente 15 petabytes são produzidos em um ano pelo acelerador de partículas do CERN.

Os diretores do SKA estão discutindo a localização do telescópio.?Ele terá um grande impacto na forma como percebemos nosso lugar no universo e como entendemos a história e o futuro do nosso planeta?, declarou Michiel van Haarlem, diretor do projeto.

 
 
 
Fonte: PCWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar