Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

YAHOO ANUNCIA FERRAMENTA OPEN SOURCE PARA CRIAÇÃO DE APLICATIVOS

04/04/2012

O Yahoo lançou esta semana uma aplicação web open source chamada Mojito, que pretende fazer com que desenvolvedores façam mais rapidamente apps que possam rodar em todas as principais plataformas, incluindo smartphones iOS e Android e PCs. 

Enquanto frameworks web não são novidade, o Yahoo afirma que sua ferramenta é diferente porque acaba com problema ao entregar conteúdos a aparelhos que possuem conexões fracas ou intermitentes, afirmou Bruno Fernandez-Ruiz, arquiteto-chefe do grupo de tecnologia de plataforma da empresa. 

Desenvolvedores utilizam o Mojito para fazer apps utilizando Javascript, HTML e CSS que podem rodar tanto no cliente, a partir de um motor Javascript integrado, ou em um servidor, através de uma plataforma Node.js. Isso significa que se a banda-larga for limitada, uma aplicação alternar entre a renderização no cliente e no servidor, proporcionando uma melhor experiência para o usuário, explicou Fernandez-Ruiz. 

O Yahoo anunciou a plataforma em novembro e está tornando o código disponível para os desenvolvedores esta semana, sob licença open-source BSD. A companhia aponta que o Mojito é uma maneira de libertar os desenvolvedores do que a empresa chama de plataformas ?fechadas e proprietárias? como aquela utilizada pelo iOS da Apple, possibilitando ainda que escolham para qual sistema desejam criar seus apps. 

A companhia enxerga o Mojito sendo usado primeiramente por editoras para oferecer jornais e revistas, e também para anúncios interativos. O Yahoo liberou alguns apps do Mojito para mostrar o que a ferramenta é capaz de fazer, incluindo o Livestand, um aplicativo para iPad que organiza artigos e notícias de diversas fontes. O Mojito é parte de um projeto ainda maior chamado Cocktail, que pretende construir uma plataforma de apresentação web para dispositivos. Ele inclui também o Manhattan, um ambiente de servidores do Yahoo baseado em Node.js no qual os desenvolvedores podem hospedar suas aplicações. 
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar